no

INSS: Ministro revela quando fila será encerrada!

Novo ministro da Previdência pretende reduzir filas do INSS

INSS: Ministro revela quando fila será encerrada!
INSS: Ministro revela quando fila será encerrada!

Aposentadoria especial do INSS: veja o que é

Nesta semana, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse estar trabalhando para acabar com a fila do INSS. Ver mais.

Carlos Lupi (PDT), ministro da Previdência Social, disse em entrevista que pretende acabar com a fila para concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o final deste ano. Portanto, a análise dos pedidos será realizada no prazo de 45 dias estabelecido por lei.

“Não me conformo em ver a humilhação que aposentados e pensionistas estão passando”, afirmou Lupi em seu discurso de posse se referindo à fila do INSS.

Atualmente, há 1,2 milhão de demandas aguardando atendimento na fila da Previdência Social. Além disso, Lupi voltou a dizer que quer discutir a reforma da Previdência consagrada em 2019. Mas o ministro disse que depende do Congresso Nacional.

Novo ministro da Previdência pretende reduzir filas do INSS

À frente do renovado Ministério da Previdência Social no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou que sua primeira missão à frente da pasta será reduzir a fila de aposentados, aposentados e beneficiários do BPC.

“Vamos fazer um mutirão para colocar as filas nos índices do que foi o primeiro governo Lula. Eram cinco dias de prazo para a pessoa conseguir o seu benefício”, disse Lupi. “Não é simples, há mais de 1,3 milhão de pessoas nas filas em todos os setores. Temos que melhorar.”

Sobre a renovação da pasta, Carlos Lupi disse ser impossível um país do tamanho do Brasil, com cerca de 36 milhões de dependentes da previdência, não ter um ministério que cuide de quem ajudou a construir a nação, “que são os nossos pensionistas e aposentados”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Fila do INSS

Até outubro de 2022, a fila do INSS tinha aproximadamente 900 mil pedidos de aposentadoria. Segundo Débora Gomes, advogada e coordenadora do Instituto Brasileiro de Previdência, as soluções para o problema incluem a contratação de novos funcionários e a melhoria do sistema digital do INSS.

“O número de funcionários da previdência social hoje em dia é muito reduzido, então por mais que analisem, é uma análise ruim”, afirma.

SAIBA quais são as PRIORIDADES da pasta

Por fim, após assumir o Ministério da Previdência Social, Lupi definiu algumas das prioridades da pasta. Verifique novamente:

Garantir a transparência dos dados mensais sobre pensões, beneficiários, sinistros e sinistros não cumpridos para que a população os possa recolher;

• Desenvolver um bilhete de identidade nacional unificado para pensionistas;

• Revisar a taxa de juros dos empréstimos consignados para aposentados e aposentados do INSS.

No entanto, Lupi disse que ainda não é possível definir uma data para essas mudanças, porque não cabe apenas a ele, mas também aos ministros da Fazenda Fernando Haddad (PT) e do Planejamento Simone Tebet (MDB).

Estado de São Paulo: briga de políticos e trabalhadores, entenda

Estado de São Paulo: briga de políticos e trabalhadores, entenda

INSS: mudanças no 13º salário do podem afetar segurados!

INSS: mudanças no 13º salário do podem afetar segurados em 2023!