no , ,

IPTU “aumenta 30%” na capital de Rondônia

Porto velho tem um aumento brusco de 30% no IPTU

IPTU "aumenta 30%" na capital de Rondônia
IPTU "aumenta 30%" na capital de Rondônia

 IPTU quer dizer Imposto Predial e Territorial Urbano. O IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis, como: residências, prédios comerciais e industriais, terrenos… enfim.

Portanto, toda propriedade ou território situados no âmbito urbano.

É um imposto brasileiro, de competência municipal. A finalidade principal do IPTU é a arrecadação de recursos financeiros para os municípios.

Sendo assim, não é um imposto vinculado a uma finalidade específica do governo municipal, mas pode ser utilizado para qualquer finalidade relacionada ao governo do município.

IPTU é composto pelo Imposto Predial e o Imposto Territorial Urbano, no entanto, o Imposto Predial é cobrado sobre imóveis construídos, enquanto o Imposto Territorial Urbano é cobrado sobre terrenos com ausência de edificações.

Por fim, toda e qualquer pessoa que tenha em seu nome um bem imóvel urbano, ou seja o proprietário de um imóvel urbano: imóvel predial ou territorial.

De acordo com o artigo 34 do Código Tributário Nacional, o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.

Em relação ao usufrutuário, há divergência no Superior Tribunal de Justiça. Entretanto, prevalece o entendimento de que o mesmo é responsável pelo pagamento do IPTU.

 Por possuir direito à posse, ao uso e à administração, bem como dos frutos do imóvel.

LEILÃO DE IMÓVEIS A PARTIR DE 38 MIL REAIS


Porto velho tem um aumento brusco de 30% no IPTU

 A Prefeitura de Porto Velho anunciou o aumento de 30% no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para a capital do estado.

Para o pagamento antecipado, a administração municipal disponibiliza descontos de até 20% à vista ou parcelamento sem descontos.

O aumento aconteceu “para respeitar a recomendação do Ministério Público do estado (MP-RO) e do Tribunal de Contas (TCE)”. Segundo a prefeitura, o tributo não tinha reajuste desde 2003.

O valor terá reajuste ao decorrer dos próximos cinco anos para que o impacto seja distribuído. Esse ano, o aumento será de 30%. Nos próximos quatro anos, o reajuste será de 17,5% anualmente.

Para facilitar o pagamento do contribuinte, a prefeitura oferece descontos e até parcelamentos. Os pagamentos podem começar a ser feitos em fevereiro, mas é preciso ficar atento aos prazos finais para conseguir descontos.

As datas limites para conseguir os descontos:

  • Até 31 de março, o desconto é de 20%
  • Até 28 de abril, o desconto é de 15%
  • Até 31 de maio, o desconto é de 10%

Contudo, para os contribuintes que optarem pelo parcelamento. As mensalidades podem ser divididas em 10 meses, sem os descontos oferecidos.

VALE MESMO A PENA ABASTECE COM GASOLINA ADITIVADA

Problemas com o Consignado? Registre uma queixa ao INSS

Problemas com o Consignado? Saiba como Resolver

Lula exonera 43 Militares que policiavam o "Alvorada"

Lula exonera 43 Militares