no ,

IPTU: pagamentos em 2023

O IPTU de 2023 poderá ser pago em até 10 parcelas ou avista com 3% de desconto e estará disponível a partir de janeiro. Saiba mais!

IPTU: pagamentos em 2023
IPTU: pagamentos em 2023

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uns dos tributos obrigatório. Ele deve ser pago anualmente por todos os proprietários de imóveis, independente do imóveis, casa, apartamento ou sala comercial.

O IPTU é cobrado pela prefeitura de cada município e o valor do IPTU varia de acordo com localidade do imóvel, mas a sua base é calculada pelo preço do imposto.

Normalmente, os pagamentos à vista recebem um desconto. Entretanto, caso o proprietário não pague o valor total, mas o parcelamento do IPTU é uma boa opção para não ficar em débito com a prefeitura.

Confira agora as explicações para as dúvidas mais frequentes sobre o IPTU 2023:

1) Quais as datas de vencimento?

O vencimento da primeira parcela ou para o pagamento à é em fevereiro, conforme o dia escolhido pelo contribuinte até o dia 31 de outubro do ano anterior. Assim, o dia de vencimento continua o mesmo em 2023.

2) Quando os contribuintes começam a receber as notificações?

Os isentos começam a receber as notificações em 5 de fevereiro, já os pagantes começam a receber em 19 de janeiro. Mas dependendo do dia do vencimento, as notificações podem continuar a serem enviadas até dia 22 de fevereiro, que é a data limite para o recebimento das notificações e com opções de vencimento do dia 28 a 30.

3) Como será o envio das parcelas mensais?

Igual em 2022, não será enviado mensalmente os boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não fizeram o pagamento à vista. Portanto, todos os boletos você poderá pagar os boletos conforme enviado em um único formulário até 5 dias antes do vencimento da segunda parcela. Assim, os próximos boletos desse formulário segui normalmente conforme a data de vencimento.

4) Qual é o desconto para o pagamento do IPTU à vista?

Com o pagamento feito até a data do vencimento, o desconto para o IPTU em uma única cota é de 3%. Outra vantagem de quitar o imposto sem parcelar é evitar o esquecimento de pagamento de alguma parcela mensal, porque é o que gera acréscimos moratórios. Importante lembrar que existe a opção de pagamento em dez parcelas.

Portanto, vale te lembrar o pagamento sendo á vista ou parcelado, você vai poder pagar por meio de segunda via de boleto emitida pela internet, disponível a partir do dia 15 de janeiro no site da Prefeitura. Boa sorte e bom 2023!.

Lula decreta intervenção federal no DF!

Lula decreta intervenção federal no DF!

MEI em 2023: Novidades Chegando!