no

Izolda Cela será peça importante do MEC

Izolda Cela, é professora, psicóloga e política brasileira. Ela foi anunciada como secretária-executiva do MEC. Saiba mais sobre o assunto!

VEJA! Izolda Cela será peça importante do MEC
VEJA! Izolda Cela será peça importante do MEC

Izolda Cela, é professora, psicóloga e política brasileira. Ela hoje ocupa o cargo de governadora do estado do Ceará, sendo a primeira mulher na história a assumir essa posição.

Cela tem conhecimentos não só na área da saúde mental, mas também é especialista na educação e gestão. Porque especializou-se em Educação infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Além disso, na UVA ela se docente de graduação em pedagogia algum tempo se formar na universidade.

A conexão de Izolda ao Ministério da Educação (MEC), deu-se por conta do contato da hoje governadora do Ceará com Camilo Santana, futuro ministro da Educação, que já foi eleito senador pelo mesmo estado nas eleições de 2022.

Ademais, Santana ocupou por dois mandatos o posto de Governador do Estado do Ceará. Ou seja, ele conhece o trabalho de Izolda e mostrou confiar nele. Afinal, nesta terça-feira (27/12/2022) ele anunciou que Izolda Cela será a secretária-executiva do MEC.

O que é a função de secretária-executiva?

De acordo com informações do site do Governo Federal, a “Secretaria Executiva (SE) auxilia o Ministério na supervisão e coordenação das atividades das demais secretarias do Ministério e suas entidades vinculadas.”

Nesse contexto, as secretarias do MEC são as seguintes:

  • De Educação Básica (SEB);
  • Executiva (SE);
  • De Educação Superior (SESU);
  • De Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) Secretaria.

Ou seja, a posição de secretária-executiva, a qual será ocupada por Izolda Cela no MEC é a 2ª mais importante em todos os Ministérios. No caso, ela ajudará a nortear a definição de programas de educação de acordo com a verba do ministério.

Como pensam pensam Izolda Cela e Camilo Santana?

Izolda Cela se mostra como grande defensora da educação básica. Nesse contexto, em uma declaração apontou sua opinião:

“O país precisa compreender melhor o que é o diagnóstico hoje relacionado aos resultados da educação básica, desde a alfabetização. A partir desse diagnóstico, isso se tornará cada vez mais alvo de comprometimento de quem está na gestão, mas também da sociedade”.

Além disso, em fala após o anúncio do seu nome como ministro do MEC, Santana declarou o seguinte:

“Além de dar oportunidade para nossos jovens e para crianças, a educação é uma forma também de diminuir a violência, garantir a proteção dessa juventude”.

Nesta última terça-feira, Santana dialogou com Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda de Lula, em relação ao orçamento disponível ao MEC, o qual, por sinal, aumento em 12 bilhões de reais em 2022.

De acordo com Santana, entre as suas propostas de atuação junto com Izolda Cela estão:

  • Alimentação escolar e o reajuste dos recursos para a merenda;
  • Retomar obras paradas, como de creches;
  • Reaproximação com os reitores das universidades, que sofreram cortes no orçamento nos últimos anos.
preço da gasolina

Preço da gasolina: quanto variou em 2022?

Isenção de impostos sobre combustíveis permanece

Isenção de impostos sobre combustíveis permanece