no

Joênia Wapichana será presidente da Funai

Joênia Wapichana será presidente da Funai – Fundação Nacional do Índio. Lula comenta o fato. Saiba mais sobre!

Joênia Wapichana será presidente da Funai
Joênia Wapichana será presidente da Funai

Joênia Batista de Carvalho, mais conhecida como Joênia Wapichana, irá assumir a Funai (Fundação Nacional do Índio).

A Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Saiba mais sobre o órgão na próxima tabela:

Fundação Nacional do Índio Funai
Formação5 de dezembro de 1967 (55 anos)
Órgãos precedentesServiço de Proteção ao Índio (SPI)
SedeBrasília (DF)
Ministros responsáveisAnderson Torres, Ministério da Justiça e Segurança Pública
Fonte: Wikipedia.

Joênia é uma advogada, sendo primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil.

Além disso, ela é uma política brasileira filiada à Rede Sustentabilidade. Joênia é a primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal, representando Roraima, durante as eleições de 2018.

Em suas redes sociais, Joênia colocou a seguinte mensagem:

“Recebi com muita satisfação o convite do Presidente @lulaoficial para presidir a Funai, e aceitei com o compromisso de ter apoio para fortalecer esse órgão tão importante para a defesa dos direitos dos povos indígenas. A Funai foi alvo de desmonte no governo Bolsonaro, teremos muito trabalho pela frente e será crucial o apoio e compromisso das lideranças indígenas e também dos servidores. Seguimos firmes na luta!”

Além disso, ela comentou, após reunião com o presidente Lula:

“Considerando toda a demanda dos povos indígenas, o desafio de uma reconstrução do país, fortalecimento dos direitos principalmente em relação a demarcação e à proteção das terras indígenas, da melhor forma possível […] eu aceitei esse convite e nós vamos estar fazendo o melhor possível pra trabalhar junto com o governo Lula nesse sentido de avançar nos direitos dos povos indígenas”, afirmou a parlamentar.

Comentários sobre a nomeação de Joênia Wapichana

A futura Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva, comentou em seu perfil no Twitter:

“Muita alegria por @JoeniaWapichana presidindo a FUNAI. É muito importante que as instituições da política pública indígena sejam geridas por lideranças dos povos indígenas, os mais apropriados, solucionando suas necessidades nas suas perspectivas de mundo e de vida.”

Por fim, o presidente Lula comentou em seu perfil no Twitter:

“Estive com Joênia Wapichana, que assumirá a presidência da Funai em nosso governo. Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas. Novos tempos para o Brasil!”, escreveu.

Flávio Bolsonaro será oposição a Lula

Flávio Bolsonaro será oposição a Lula

Bento XVI: discurso do pontífice no Brasil