no ,

Licença-paternidade; confira mudanças

Veja aqui as alterações implementadas na licença-paternidade.

Licença-paternidade; confira mudanças

A licença-paternidade é um direito garantido pela legislação brasileira desde 1943, através do Artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto, ainda há discussões sobre a duração desse benefício, que atualmente oferece aos pais apenas 20 dias de licença. Ademais, as mães têm direito a cerca de seis meses.

Contudo, a revista Forbes publicou um artigo apontando uma mudança nesse cenário, com algumas empresas aumentando o tempo da licença-paternidade. Em 2023, a Shell, a farmacêutica Haleon e o banco JP Morgan são exemplos de empresas que adotaram essa medida.

Ampliação do tempo de auxílio

A Haleon, por exemplo, ampliou a licença-paternidade para 6 meses, válido tanto para filhos biológicos quanto adotivos, e em breve também será estendida a casais. Todos os funcionários da empresa já terão como benefício a licença-paternidade remunerada por 6 meses a partir de 1º de maio.

Já a Shell concedeu aos funcionários a possibilidade de dividir o período de licença parental, que subiu de 20 dias para 56 dias corridos. São 20 dias após o nascimento e adoção e outros 36 que podem ser usufruídos em qualquer momento do primeiro ano após a paternidade.

De acordo com um estudo da McKinsey sobre licença-paternidade estendida, essa prática costuma favorecer a ascensão profissional das mulheres. Pois, permite que os homens compartilhem os primeiros meses com o filho ao lado da mulher, possibilitando que elas se dediquem ao trabalho.

Além disso, há dados que mostram que homens que tiveram um tempo maior de licença-paternidade retornem ao trabalho mais dispostos, e suas companheiras voltam ao mercado mais cedo e com menos níveis de estresse.

Licença-paternidade

Essa mudança no tempo da licença-paternidade pode trazer benefícios tanto para as empresas quanto para os funcionários, pois demonstra o compromisso com a equidade de gênero e com a promoção do bem-estar dos pais e filhos. É importante que mais empresas sigam esse exemplo e adotem práticas que promovam a igualdade de gênero e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

A ampliação da licença-paternidade é uma iniciativa que pode trazer benefícios tanto para os pais quanto para as mães e para as empresas. As empresas que adotam essa medida demonstram que estão preocupadas em oferecer um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, além de contribuir para a igualdade de gênero e o bem-estar da família.

Porém, é importante destacar que a mudança na legislação brasileira é necessária para que a ampliação da licença-paternidade seja uma realidade para todos os pais e não somente para os funcionários de empresas que oferecem esse benefício. A ampliação da licença-paternidade pode contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, além de proporcionar aos pais a oportunidade de vivenciar de forma mais plena a chegada de um filho.

Concessão do BPC; fila pode diminuir

Concessão do BPC; fila pode diminuir

Saque-aniversário: risco ao financiamento

Saque-aniversário: risco ao financiamento de projetos?