no

Livraria Cultural: veja motivo que loja brasileira decretou falência

Quem nunca comprou um livro na Livraria Cultural? Nesse artigo será relatado o porquê essa tão renomada empresa entrou em falência.

Livraria Cultural: veja motivo que loja brasileira decretou falência

Quem nunca comprou um livro na Livraria Cultural? Nesse artigo iremos relatar o porquê essa tão renomada empresa entrou em falência.

Uns 70 anos atrás, Eva Herz iniciou uma Livraria Cultural em sua casa, para melhorar as finanças da casa. Uma empresa familiar que hoje encara um momento triste da história e encerra um ciclo de vários anos de trajetória devido não ter tido um bom planejamento financeiro.

A saber, a justiça do estado de São Paulo decretou no dia 09 de fevereiro de 2023, quinta-feira, a falência de uma das principais livrarias do país, a Livraria Cultural. O motivo do decreto foi o não cumprimento do plano de recuperação judicial.

A mais de quatro anos a Livraria teve seu plano de recuperação judicial, citado acima, aprovado com o aval da Segunda Vara de Falências e Recuperações Judiciais, do Foro Central Civil.

Entretanto, a empresa não cumpriu o aval e solicitou no ano de 2021 um novo projeto para recuperação. Contudo não cumpriu nenhum e só tem descumprido o combinado o que ocasionou na falência do grupo dessa tão grande livraria.

Dívida da Livraria Cultural

A dívida do grupo Livraria Cultural era de R$280 milhões conforme apontava no primeiro plano de recuperação judicial da Livraria. Assim sendo, desde 2014, a empresa alega que a procura por livros diminuiu e que sofre com a redução do ramo editorial.

A Livraria Cultural possui duas livrarias, localizadas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e na cidade de São Paulo. A livraria de São Paul é reconhecida como uma das principais livrarias do Brasil. Localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista

O juiz que analisou o caso e alegou não foram cumpridos os acordos os quais levou o grupo a falência foi o Juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho.

De acordo com Monteiro, havia várias pendências da empresa, como por exemplo, dívidas trabalhistas, dívidas de credores, o não envio de documentações no tempo correto. Sendo assim, a taxa de inadimplência da empresa supera R$1,6 milhões.

É uma pena esse momento triste na história brasileira, de grandes empresas fechando as portas.

Conforme alguns relatam é que o erro fatal da Livraria Cultural foi ter minimizado as mudanças na comercialização.

A Livraria Cultural que esta localizada no Shopping Conjunto Nacional é a maior livraria. No espaço da loja possui um local para tomar um café e espaço para realizar as leituras. Nesses espaço também acontecem sessões de autógrafo dos lançamentos.

Bolsa Família; aumente o valor do seu benefício; confira

Bolsa Família; aumente o valor do seu benefício; confira

Fábrica de calçados declara fechamento e demissões

Fábrica de calçados declara fechamento e demissões