De fato, a Lojas Cem se posiciona como uma grande marca do setor do varejo brasileiro.
No entanto, o setor varejista não apresentou bons números no nosso país no ano de 2022.
No acumulado de 2022, o varejo registra variação de 0,4%.
Já nos últimos 12 meses, o setor acumula queda de 1,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.
Na comparação com julho de 2021, o recuo foi de 5,2%.
Por exemplo, o Magazine Luiza, maior marca do varejo do Brasil junto com a Lojas Cem, registrou prejuízo líquido de R$ 166,7 milhões no terceiro trimestre de 2022.
De fato, a Magalu recerteu o lucro de R$ 143,5 milhões reportado um ano antes.
Apesar dos prejuízos da concorrente, a Lojas Cem não pode reclamar dos resultados de 2022.
Superintende da Lojas Cem fala
O superintendente José Domingos Alves analisou a retomada econômica da Lojas Cem diante da pandemia:
“Nós temos o privilégio de ser considerada a melhor empresa do varejo brasileiro. Nós somos o terceiro maior faturamento. Tem duas que faturam mais que nós, mas se você for ver o resultado final e o balanço das empresas, que é o que sustenta uma empresa. Embora alguém diga que o centro da empresa é o caixa, claro que o caixa é importante, mas caixa se faz com lucro e não com dinheiro emprestado de banco. Se você pegar o resultado final e o balanço dos dois primeiros faturamentos do país e pegar o nosso, a soma das duas vai ficar muito longe do nosso resultado. Se você pegar a quarta e a quinta e somar os quatro, não vai dar o resultado que nós temos em termos de resultados financeiros e do nosso lucro, para dizer claramente”.
“Isso é gestão. O país passou por dificuldades nos últimos três anos e tivemos uma pandemia que gerou uma série de consequências. E nós vamos fechar esse ano com um crescimento próximo dos dois dígitos e faturando R$ 6,3 bilhões de forma saudável”, detalhou. O superintendente também ressaltou a manutenção dos investimentos em 2023 e destacou a abertura da filial de número 301, em Paraty, no Rio de Janeiro: “Vamos fechar o ano com mais de 300 lojas e ano que vem vamos continuar investindo e inaugurando o entorno de 10 a 12 lojas. É assim que nós sempre fizemos, acreditando e trabalhando, independente do que vier na nossa economia”.
70 anos de história
As Lojas Cem fizeram o aniversário de 70 anos em 2022.
A loja começou como uma pequena oficina de bicicletas em Salto, interior de São Paulo.
Hoje a empresa é uma das maiores redes do varejo brasileiro.