no ,

Lula na Argentina: Os vizinhos estão bem?

Em sua primeira viagem internacional o presidente Lula já fez todas as declarações possíveis de contestação. Entenda a situação da Argentina.

Lula na Argentina: Os vizinhos estão bem? Saiba Mais!
Lula na Argentina: Os vizinhos estão bem? Saiba Mais!

Em sua primeira viagem internacional o presidente Lula já fez todas as declarações possíveis de contestação. Entenda a situação da Argentina.

O presidente Lula afirmou que a Argentina terminou o ano de 2022 em uma situação privilegiada,  “Não apenas na economia, na política, mas no futebol”, disse. 

Porém, a Argentina fechou o ano de 2022 com uma inflação de 94,8% a maior em 32 anos e vem passando por grandes dificuldades.

Além disso, após um crescimento que iniciou em 2003, após o fim da equivalência entre o peso e o dólar, o país coleciona crises econômicas desde 2011.

Além de manter uma curva crescente de pobreza e inflação. Economistas explicam que a Argentina perdeu a oportunidade de construir uma moeda forte e confiável.

Ao invés disso, criaram politicas monetárias e fiscais extremamente expansionistas .

As falas de Lula também ignoram que o país vizinho possui um índice crescente de mercado informal, câmbio informal e desemprego.

Brasil e Argentina: Qual a intenção de Lula?

Após os encontros em Buenos Aires, Lula deu entrevistas afirmando que a o país vizinho fechou o ano de 2022 em situação de privilégio. E que não iria comentar os documentos que foram assinados.

Mas, tratar de confirmar o restabelecimento da relação entre os países, relação que segundo ele, nunca deveria ter sido cortada.

Além das declarações a respeito da relação entre os países, Lula agradeceu a solidariedade prestada pelo atual presidente argentino, Alberto Fernandéz, ao visita-lo na cadeia em Curitiba.

Além disso citou a ex-presidente e atual vice presidente, Cristina Kirchner, relembrando a relação entre os dois países em seus mandatos anteriores.

Para Lula os empresários brasileiros já reconhecem a importância da Argentina e que para manter uma boa relação é preciso extrapolar o âmbito comercial.

Sendo assim, o atual presidente quer uma aproximação entre as universidades.

Pois, alega que uma boa relação entre os países é também uma relação cientifica, tecnológica, cultural e acima de tudo política.

E como o Brasil finalizou 2022?

Apesar da crise política no Brasil, o pais fechou o ano de 2022 com uma queda nos índice de desemprego, uma inflação de 5,79% e um crescimento de 3,6% no PIB quando comparado ao mesmo período de 2021 e de 0,4% comparado ao trimestre anterior.

Assim, segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) a economia brasileira continua em trajetória de recuperação e crescimento.

Além disso, o Brasil teve um desempenho acima da média do G-20, o país está na oitava posição de recuperação no pós pandemia de Covid-19, segundo os dados do FMI.

Informações que também contrariam a fala de Lula que afirma que recebeu um país destruído, pois o país está em recuperação.

R$1,12 bilhão em atrasados do INSS: entenda mais

R$1,12 bilhão em atrasados do INSS: entenda mais

Petistas denunciam Bolsonaro

Petistas denunciam Bolsonaro por uso indevido do dinheiro público