no ,

Lula é convidado por Putin para visitar Moscou

Delegação russa comparece a posse de Lula e formaliza o convite enviado pelo presidente russo Vladimir Putin, para a visita a Moscou.

Putin convida Lula para visitar Moscou
Putin convida Lula para visitar Moscou

Valentina Matvienko, presidente do senado russo, anunciou em primeiro de janeiro a entrega da mensagem enviada pelo presidente russo Vladimir Putin à Lula. Assim, formalizou-se um convite de visita à Moscou.

Matvienko viajou ao Brasil para representar a Rússia durante a posse de Lula e declarou que o encontro do presidente reeleito com a delegação russa foi positivo.

A vinda da delegação russa teve como objetivo demonstrar o respeito do país pelo presidente reeleito e ao mesmo tempo buscar uma nova aproximação com o Brasil.

Segundo declaração de Matvienko à agência russa estatal Tass, Moscou pretende desenvolver laços amigáveis com o Brasil.

Passado com Lula é relembrado

Em seguida relembrou que nos mandatos anteriores de Lula, os dois países construíram uma relação estratégica de parceria.

De fato, ambas as nações são países considerados emergentes. Ou seja, há uma tendência de que, tanto Rússia como o Brasil, cresçam nos próximos anos até virem a se tornar países desenvolvidos, tais como os Estados Unidos.

Nesse sentido, de acordo com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pode-se avaliar o grau de desenvolvimento de uma nação. Por exemplo, os países mais desenvolvidos do mundo em 2019 eram os seguintes:

1 – Noruega (IDH 0,954)
2 – Suíça (IDH 0,946)
3 – Irlanda (IDH 0,942)
4 – Alemanha (IDH 0,939)
4 – Hong Kong (IDH 0,939)
6 – Austrália (IDH 0,938)
6 – Islândia (IDH 0,938)
8 – Suécia (IDH 0,937)

Essa relação bilateral mais ativa e estratégica entre os países é vista com bons olhos pela Rússia para manter acordos econômicos e diplomáticos.

Ainda sem data confirmada, Moscou aguarda a oportunidade de receber Lula primordialmente em 2023.

BRICS é citado

O primeiro passo é considerado positivo pela senadora russa, pois o encontro com o petista durou um pouco mais de uma hora e foi importante para a retomada do diálogo entre as duas nações.

Durante seu discurso, Lula declarou que pretende fortalecer sua aliança com o BRICS.

E mencionou que antes de mais nada também acabar com o afastamento que houve nos últimos anos.

Matvienko também relembrou que o petista foi um dos fundadores do grupo BRICS e que Lula esteve presente na primeira cúpula ocorrida em 2009.

“Agora, [o grupo] já é uma associação de integração autorizada internacionalmente à qual muitos países aspiram se juntar”, disse Matviyenko.

Por fim, a conversa entre Lula e Vladimir Putin durou cerca de meia hora via telefone. Nesse contexto, o presidente russo convidou o petista para ir às terras russas quando ele quiser.

reeleição de Lira

Guimarães afirma que PT quer Reeleição de Lira e Pacheco

Rodrigo Pacheco comemora a democracia

Rodrigo Pacheco comemora a democracia