no

Semelhanças e diferenças entre Lula e Getúlio Vargas

Veja aqui quais as principais semelhanças e diferenças entre Lula e Getúlio Vargas. Quais foram os principais marcos na política nacional.

Semelhanças e diferenças entre Lula e Getúlio Vargas

Especialistas comemntam as principais semelhanças e difenrenças entrre Lula e Getúlio Vargas.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o segundo presidente do Brasil a retomar o cargo após uma pausa no Executivo, foi eleito com mais de 60,3 milhões de votos. Neste domingo (01/01) teve sua inauguração.

Lula foi eleito pela primeira vez em 2002 e depois reeleito em 2006. Entre 2011 e 2022, ela foi formalmente expulsa do cargo.

Vale ressaltar que Getlio Vargas (1882-1954), que liderou o Governo Provisório nos primeiros quatro anos, presidiu a nação de 1930 a 1945 sem haver eleição.

Ele foi então escolhido pela Assembleia Constituinte e governou durante o Estado Novo, que durou de 1937 a 1945. Vargas retomou o controle do Executivo em 1951 após ser escolhido pelo público em geral, mas seu mandato foi interrompido por seu trágico suicídio em 1954.

Pontos em comum entre Lula e Getúlio

Francisco Rodrigues Alves (1848—1929) mal experimentou essa característica que une os dois: voltar ao cargo após um período sem função executiva.

Ele serviu como presidente do Brasil de 1902 a 1905 antes de ser reeleito em 1918. No entanto, ele não pôde assumir o cargo porque estava com gripe espanhola. Em janeiro de 1919, ele faleceu.

A convite da BBC News Brasil, especialistas comentam as diferenças e semelhanças entre Lula e Getúlio Vargas, separados por décadas.

O jornalista e escritor Lira Neto, que escreveu três livros que juntos compõem uma biografia abrangente de Vargas,

Reconhece que ambos têm traços em comum, particularmente seu “imenso carisma” e “popularidade”.

Bem como a “forte força eleitoral entre as classes médias e populares”.

“Não há precedentes, na história brasileira, de líderes que tenham desfrutado de tamanha empatia com as massas”, afirma ele.

“Ambos estabeleceram a questão social como prioridade de seus respectivos governos, ao mesmo tempo em que articularam alianças pragmáticas com diferentes segmentos da população, incluindo desde o operariado até o patronato. Lula, a exemplo de Vargas, sempre defendeu que, em um país de desigualdades tão abissais como o Brasil, o Estado não pode se eximir de seu papel como indutor do desenvolvimento econômico.”

Qual governo será melhor?

Lira Neto diz também que ambos “foram alvos de fortes tentativas de desconstrução política e moral”. Segundo o biógrafo, isso se deu a partir de um “discurso seletivo dos adversários contra a corrupção” e a partir da “fantasmagoria de um suposto ‘perigo vermelho’.”

Mas, de acordo com Santana, os eventos de hoje são “um estado de exceção na política de narrativas e notícias falsas”. Ele enfatiza: “É um clima de guerra” e avisa que isso pode derrubar qualquer governo existente.

Desta forma, para sabermos se o atual governo de Lula será melhor ou pior que os anteriores, incluindo o de Getulho Vargas, só o tempo dirá.

PF derruba drone na Esplanada durante a posse de Lula

Posse de Lula: PF derruba drone

Ex-comediante da Globo desmente sua mãe

Ex-comediante da Globo desmente sua mãe