no

Lula presta condolências à morte de Bento 16

Lula presta condolências à morte de Bento 16 e relembra o encontro que teve com o pontífice no ano de 2007.

Lula presta condolências à morte de Bento 16
Lula presta condolências à morte de Bento 16

Lula, 1 dia antes de assumir a presidência, deparou-se com a notícia da morte de Bento 16.

Diante disso, o futuro presidente publicou uma mensagem de condolências em sua rede social:

“Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre.”

De fato, em 2007 o ex-pontífice veio ao Brasil para participar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.

Nessa ocasião, Bento XVI santificou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, no dia 11 de maio daquele ano.

Em uma das falas do Santo Padre aqui no Brasil, ele disse:

“O Brasil ocupa um lugar muito especial no coração do papa, não somente porque nasceu cristão e possui hoje o mais alto número de católicos, mas sobretudo porque é uma nação rica de potencialidades com uma presença eclesial que é motivo de alegria e esperança para toda a Igreja.”

Apesar de naquela época os católicos serem maioria no país, a tendência é que esse número caia.

Assim, com base nas evidências disponíveis entre 2010 e 2022, foi realizada uma projeção cobrindo o período 2010 a 2032, assumindo os seguintes pressupostos: continuidade da queda das filiações católicos no ritmo de 1,2% ao ano e aumento anual de 0,8% dos evangélicos, de 0,17% das outras religiões e 0,23% das pessoas autodeclaradas sem religião.

Dessa forma, o resultado desta projeção mostra os católicos com 49,9% das filiações religiosas em 2022 (pela primeira vez abaixo de 50%) e com 38,6% em 2032, e os evangélicos apresentando percentuais de 31,8% e 39,8% no mesmo período. Ou seja, a tendência é que nos próximos anos o protestantismo seja a religião mais prevalente no país.

Lula presenciou a primeira e única vinda de Bento ao Brasil

Bento XVI esteve no Brasil somente em 2007.

Na ocasião, ele discursou para mais de 40.000 pessoas no estádio do Pacaembu em São Paulo.

Além disso, o ex-papa viria ao Brasil de novo no ano de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Mas Joseph Ratzinger renunciou cinco meses antes. Assim sendo, a jornada no Rio de Janeiro contou com a presença do Papa Francisco, o qual é o pontífice até os dias de hoje.

Por fim, Bento XVI deixa um grande legado de sabedoria e conhecimento. De fato, foi um dos homens mais cultos da Igreja e eterniza sua passagem neste mundo com discursos pedagógicos e grandes obras literárias.

Confira quais são as mudanças no Mei em 2023

Mudanças no MEI: Confira as Novas Regras para Janeiro!

Ministros de Lula: lista fechada!

Ministros de Lula: lista fechada!