no

Lula recebe faixa de representantes da população. Saiba quem são eles

Confira quem são os representantes do povo brasileiro que entregaram a faixa para o presidente eleito Lula na cerimônia de posse.

Lula recebe faixa de representantes da população.
Lula recebe faixa de representantes da população.

O presidente Lula ao receber sua faixa presidencial de membros da sociedade chamou atenção do mundo todo.

Neste domingo (1º), o presidente tomou posse. Catadores, professores, cozinheiros e artesãos são exemplos de representantes de grupos sociais.

Na cerimônia de posse, Lula e Janja subiram a rampa do Palácio do Planalto com representantes de vários grupos sociais e o cachorro “Resistência”. Um catador entregou a faixa ao presidente após um revezamento entre os representantes.

Entre os representantes dos grupos sociais também estão um professor, um metalúrgico, uma cozinheira, um artesão, um influencer com paralisia cerebral e uma criança. Veja a baixo o nome de cada um deles:

Com mais detalhes dos que passaram a faixa para Lula

Francisco Filho, estudante de 10 anos

Ele é corintiano e campeão de natação e mora em Itaquera, que fica perto de São Paulo. Ele é filho do assistente social e do advogado de causas sociais.

Enquanto estava detido em 2019, Francisco visitou Curitiba para dizer bom dia a Lula. Em uma partida de futebol entre amigos de Lula e Chico Buarque, patrocinada pelo MST no mesmo ano, ele encontrou o presidente pela primeira vez.

Francisco manifestou interesse em concorrer à presidência da República depois de conhecer Lula em dezembro deste ano e assistir ao filme que acompanha a vida do petista.

A catadora de materiais recicláveis Aline Sousa, de 33 anos

Junto com a mãe e a avó, que trabalham na mesma cooperativa, ela é catadora desde os 14 anos. Ela participa do Movimento Nacional de Catadores e se beneficia do programa habitacional do governo Lula, Minha Casa e Vinha Vida.

Aline, mãe de sete filhos, é a atual chefe do Centro de Cooperativas de Materiais Reciclados do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF). Além disso, ela é responsável pela Secretaria Nacional de Mulheres e Jovens da Unicatadores.

Cacique Raoni Metuktire, 90 anos, líder indígena

Raoni, líder do povo Kayapó e figura conhecida no cenário global, é responsável pela defesa dos direitos dos povos indígenas e da Amazônia.

Ele conheceu o cantor Sting pela primeira vez em 1989 no Encontro dos Povos Indígenas do Xingu em Altamira (PA).

François Hollande, o então presidente da França, recebeu Raoni no Palácio do Eliseu em novembro de 2012. O chefe exigiu a preservação da Amazônia e dos habitantes locais durante o ato da faixa de Lula.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha, 36 anos, metalúrgico

Weslley é metalúrgico no bairro do ABC, em São Paulo, desde os 18 anos. Ele tem dois filhos e é casado e diz se orgulhar por poder passar a faixa para Lula.

Além de concluir cursos técnicos em design, matemática aplicada, eletricista e controles elétricos, ele se formou em educação física por meio do Financiamento Estudantil (Fies).

Weslley também atua como DJ para o grupo de rap “Falange”, que conta a história de sua luta musical.

Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, professor

Murilo, natural de Curitiba, formou-se em literatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Ele ocupou cargos acadêmicos na Universidade de La Sabana, na Colômbia, e no Bluefield College, nos Estados Unidos, onde recebeu uma bolsa Fulbright para ensinar português.

Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira

Jucimara, que nasceu em Palotina, no oeste do Paraná, reside na região mais ao norte do estado, Maringá. Ela dedicou sua vida à culinária, e a “Vigilia Lula Livre”, um acampamento estabelecido próximo à sede da Polícia Federal em Curitiba, pediu que ela fizesse pão na competição.

Jucimara passou dez meses cozinhando no acampamento de Curitiba enquanto Lula estava detido.

Atualmente, trabalha para a Associação dos Empregados da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, sempre que pode, doa pão.

Ivan Baron, influencer anticapacitista

Ivan Baron, que nasceu no Rio Grande do Norte, tinha três anos quando recebeu o diagnóstico de meningite viral. Ele desenvolveu paralisia cerebral como resultado da doença.

O jovem foi um dos defensores da inclusão social de pessoas com deficiência e ganhou destaque no movimento anticapitista.

Flávio Pereira, 50 anos, artesão

Nascido em Pinhalão o Norte Pioneiro do Paraná, Flávio Pereiro é artesão. Ele esteve na “Vigília Lula Livre” e ajudou a equipe que estava no local com atividades do cotidiano durante os 580 dias que o presidente ficou preso.

Resistência, cachorra de Janja

Quando Lula foi detido em Curitiba em 2018, a primeira-dama adotou a Resistência, uma menina de 4 anos.

Mesmo antes de ser levado para a casa de Janja, o cachorro passou 580 dias com militantes na “Vigília Lula Livre”. Ela morava em São Paulo com o casal presidencial até aquele momento.

Discurso de Lula no Parlatório emociona

Discurso de Lula no Parlatório emociona

PF derruba drone na Esplanada durante a posse de Lula

Posse de Lula: PF derruba drone