no

Lula vai acabar com o auxílio-gás?

Como os beneficiários do auxílio-gás de SP poderão comprar o gás?

Lula vai acabar com o auxílio-gás?
Lula vai acabar com o auxílio-gás?

FIQUE ATENTO: Parcelas Do Auxílio Gás Estarão Disponíveis Conforme NIS

O valor de uma garrafa de gás continua inacessível para muitos. O subsídio do gás foi criado por causa disso, mas Lula vai acabar com os benefícios?

O subsídio gás é destinado às famílias brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social e possuem cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico). Então é um programa social no nível federal.

No entanto, o governo pode agir nos níveis federal, estadual e municipal. Assim, 426 mil domicílios paulistas utilizam o auxílio-gás do Bolsa do Povo e recebem R$ 110 de São Paulo. É, portanto, um programa social do Estado.

Recentemente, espalhou-se a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrará a ajuda ao gás. Porém, o programa fechado será o vale-gás do Bolsa do Povo e não o vale-gás. Ou seja, a notícia de que Lula vai acabar com a ajuda ao gás não é verdadeira.

Valor do botijão de gás não cabe no bolso do brasileiro

A partir de 2021, as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza receberão o auxílio gás. Devido à guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o valor dos combustíveis fósseis e do gás natural aumentou.

Com isso, o botijão de gás de cozinha de 13 kg aumentou de tal forma que as famílias em situação de fragilidade social não podiam arcar com o custo. A análise da Boomberg mostrou que entre 2021 e 2022, o valor do gás natural aumentou 700%.

De lá para cá, o gás de cozinha já sofreu redução de valor. Em dezembro de 2022, a Petrobras anunciou uma queda de 9,8% no preço do botijão de gás. Apesar do preço mais baixo, muitas famílias ainda não podem arcar com o custo.

Além disso, o valor do subsídio de gás é repassado a cada dois meses. Por exemplo, uma família com muitos membros certamente precisa comprar um botijão de gás em menos tempo.

Como os beneficiários do auxílio-gás de SP poderão comprar o gás?

Esses beneficiários receberam valores referentes aos meses de janeiro e fevereiro. O programa será cancelado a partir de março. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) confirmou que o benefício, a princípio, só será entregue até dezembro de 2022.

No entanto, a Seds confirmou que o vale-gás será incluído no novo benefício de assistência financeira para cobrir os custos do gás. O programa está em fase final de desenvolvimento. Até lá, as famílias cadastradas no CadÚnico podem solicitar o Auxílio Gás.

Bolsa Família: Governo vai incluir novo benefício!

Bolsa Família: Governo vai incluir novo benefício!

Consórcio Inter: veja detalhes sobre como contratar

Consórcio Inter: veja detalhes sobre como contratar