no , ,

Lula vai acabar com o Saque Aniversário

Saque Aniversário pode estar com os dias contados

Lula vai acabar com o Saque Aniversário
Lula vai acabar com o Saque Aniversário

Lula vai acabar com o Saque Aniversário? Não! o assunto deverá entrar em xeque em breve. O ministro do Trabalho do Governo Lula, Luiz Marinho, afirmou que o saque anual efetuado pelos brasileiros será encerrado.

Isso mesmo: o saque-aniversário está próximo do fim. Criou-se tal modalidade em 2019, pelo governo Bolsonaro, que permitia que o trabalhador resgatasse uma parte da quantia reservada em suas contas.

O novo governo afirma que o saque-aniversário tem dois grandes problemas. O primeiro é o fato de “punir” o trabalhador que tem carteira assinada.

Visto que, ao aderir à modalidade, ele não dá a devida atenção ao recurso. Já o segundo diz respeito ao fato de que ele enfraquece o fundo.

O que é Saque Aniversário

O Saque Aniversário é um programa criado pelo governo brasileiro para permitir que os trabalhadores se aposentem uma parte de suas economias do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Criaram esse programa, como forma de comemorar o aniversário da instituição do FGTS, que existe há mais de 50 anos no Brasil.

O Saque Aniversário permite que o trabalhador se aposente uma parte de suas economias, sem necessidade de justificativa ou multa, desde que atendam aos requisitos específicos do programa.

O objetivo do Saque Aniversário é oferecer mais flexibilidade aos trabalhadores e permitir que eles usem parte de suas economias para fins pessoais, como pagamento de dívidas, compras ou viagens.

Saque Aniversário pode estar com os dias contados

 o líder da pasta também critica o empréstimo que utiliza o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia, afirmando que a Febraban emitiu um alerta dizendo que o saque-aniversário serve apenas de âncora como garantia do crédito consignado.

Os trabalhadores que já solicitaram o resgate do benefício não sofrerão com as mudanças.

O ministro afirma que o cancelamento da modalidade não será feita de forma prejudicial, ou seja, caso o trabalhador já tenha escolhido a modalidade, o seu contrato não será interrompido.

O encerramento do saque discutir-se-á em março, na primeira reunião do Conselho Curador do FGTS. Nesta oportunidade, os membros do conselho irão analisar a questão, visto que ela já está pautada para discussão.

Com o saque-aniversário, o trabalhador não precisava ter um motivo para realizar a retirada do fundo. As quantias acabam sendo vistas como uma renda extra no ano e, por vezes, são gastas com coisas desnecessárias.Quandodemitido sem justa causa, o cidadão se vê sem a quantia do fundo, o que pode gerar problemas e transtornos.

De acordo com Marinho, a modalidade é uma irresponsabilidade criada pelo governo de Jair Bolsonaro.

Recuperação judicial da Oi

Recuperação judicial da Oi: entenda agora mesmo

INSS; adicional de 25% do benefício; confira

INSS; adicional de 25% do benefício; confira