no

Novos documentos foram achados na casa de Joe Biden

Cinco novos documentos confidenciais são encontrados na casa de Biden. A Casa Branca revelou que foram encontrados cinco novos documentos

Novos documentos foram achados na casa de Joe Biden
Novos documentos foram achados na casa de Joe Biden

Cinco novos documentos confidenciais são encontrados na casa de Biden. A Casa Branca revelou que foram encontrados cinco novos documentos confidenciais na casa da família do presidente Joe Biden.

As páginas estavam em uma sala ao lado da garagem da residência, que fica em Delaware, nos Estados Unidos. Os documentos se somam a outros encontrados na última quinta-feira (12/01) também na casa da família.

Os papéis são da época em que Biden era vice-presidente, entre 2009 e 2017, mas a guarda deles é ilegal. Por isso, a lei norte-americana proíbe que pessoas que deixam os cargos de presidente e vice mantenham documentos oficiais com elas.

Conforme a Casa Branca, os advogados não analisaram os textos por não terem as autorizações necessárias para consultá-los. Contudo, avisaram ao Ministério da Justiça.

Assim, há uma lei de 1978 que obriga os presidentes e vice-presidentes americanos a enviar todos os seus e-mails, cartas e outros documentos de trabalho para o Arquivo Nacional.

O advogado da presidência, que está autorizado a consultar documentos confidenciais, descobriu outras cinco páginas ao visitar a residência, num total de seis páginas.

Segundo Richard Sauber, os representantes do Ministério da Justiça que o acompanhavam imediatamente pegaram os documentos.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, nomeou um advogado especial, Robert Hur, para assumir a investigação sobre o potencial uso indevido de documentos classificados pelo presidente Biden.

TABELA DE VALORES DO SEGURO DESEMPREGO 2023

Encontraram Cinco novos documentos confidenciais na casa de Biden.

Papéis localizados em escritório privado eram da época em que o atual presidente foi vice de Barack Obama. 

Entretanto, este assunto torna-se delicado para Joe Biden, no momento em que ele decide se vai concorrer à reeleição.

O caso relembra, apesar de muitas divergências, o do ex-presidente Donald Trump, que também está na mira da Justiça por ter levado documentos oficiais para sua residência na Flórida.

A Casa Branca tenta evitar qualquer paralelo. Os advogados de Joe Biden agiram de forma imediata e voluntária, assegurou Richard Sauber, enquanto Trump é acusado de ter ocultado os arquivos.

A oposição republicana, enfraquecida pelas divergências internas, vê esta polêmica uma oportunidade de recuperar algum protagonismo.

O partido pretende investigar o assunto, por meio de uma comissão na Câmara dos Deputados, presidida pelo recém-eleito republicano James Comer.

Agora, Biden se encontra num beco sem saída. Pressionado e investigado, não resta dúvidas que essa nova descoberta trará complicações. Caso, este queira reeleger-se.

A disputa da presidência do país mais influente do mundo promete ser bem acirrada próximo ano.

VEJA SE VOCÊ PODE RECEBE AUXÍLIO CRECHE EM 2023

CPF será o novo RG

CPF será o novo RG! Entenda

Elon Musk e o seu leilão de nomes no Twitter

Elon Musk e o seu leilão de nomes