no

Material escolar chega a 12% de alta; saiba mais

Entenda aqui como o material escolar chegou a bater uma alta de 12% nos últimos dias e fique atento na hora de realizar as devidas compras.

Material escolar chega a 12% de alta; saiba mais

Entenda aqui como o material escolar chegou a bater uma alta de 12% nos últimos dias e fique atento na hora de realizar as devidas compras.

Para autenticar que o beneficiário ainda está vivo, as seguintes informações serão consideradas como prova de vida:

O primeiro mês do ano costuma ser caracterizado por turbulência financeira no orçamento brasileiro, contas como IPVA, IPTU e material escolar normalmente chegam em janeiro. Como resultado, é importante reconhecer que os produtos de papelaria aumentaram quase 12%, o que tornou-se preocupante para muitos.

Com isso, o produto que mais aumentou foi o notebook, que quanto mais cores ou caracteres, mais caro fica. Como resultado, os pais se encontram em uma situação complexa que envolve tentar agradar seus filhos e, ao mesmo tempo, se preocupar com a próxima conta.

Média de preço do material escolar

É importante reconhecer que o volume de material escolar aumentou em todo o Brasil, mas houve capitais que tiveram aumentos maiores do que outras. Como resultado, considere estes locais:

  • Porto Alegre: 22,78%;
  • Belo Horizonte: 17,23%;
  • Rio de Janeiro: 15,19%;
  • São Paulo: 12,01. 

Subida nos preços  

Segundo Sidnei Bergamaschi, presidente-executivo da ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), os preços aumentaram por causa do custo de transporte e custos adicionais. Isso porque, em 2022, o preço do papel, papelão e embalagens teve reajuste. Além disso, o transporte ficou mais caro. Bergamaschi observa que o frete marítimo também contribui significativamente para esse alto custo de material escolar.

Situação do Brasil


É importante notar que também as lojas dedicadas à papelaria são afetadas por esta tendência, pois os pais tendem a gastar menos dinheiro nas compras devido ao aumento dos preços. Com isso, uma papelaria entrevistada em Belo Horizonte, disse que conseguiu conter a alta dos preços estocando os produtos com antecedência.

A proprietária do espaço, Vânia Antunes, afirmou que os seus fornecedores a informaram do aumento, nomeadamente no que diz respeito às mercadorias importadas. Logo, a proprietária pretendida agiu e estocou esses produtos na expectativa de não perder dinheiro.

O material escolar precisa de estratégias, como por exemplo comprar com antecedência. Dessa forma, a pesquisa de preços fica realizada com tranquilidade, pois as variações de preços são comuns em vários estabelecimentos. Além dos preços, é possível que algum material escolar esteja esgotado.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito do material escolar e dos demais assuntos.

Política do salário mínimo; entenda

Política do salário mínimo; entenda

expressivo aumento do público no consignado?

Expressivo aumento do público no consignado?