no ,

Minha Pensão Alimentícia Está Cara: Como Reduzir Os Custos?

A pensão alimentícia está cara demais? Veja formas de baixá-la legalmente.

Minha Pensão Alimentícia Está Cara: Como Reduzir
Minha Pensão Alimentícia Está Cara: Como Reduzir

Para muitos pais e mães que são obrigados a pagar pensão alimentícia para seus filhos, o valor mensal pode ser um peso financeiro significativo. Dessa forma, caso a pensão estava muito alta, confira dicas de como reduzir os custo.

Primeiramente,  deve ser entendido o que é a pensão alimentícia. Com ela, os pais são obrigados legalmente pelo juiz a fornecer suporte financeiro adequado aos filhos após a separação. Isso tudo, através da imposição de uma ordem judicial.

Dessa forma, o valor é determinado com base nas despesas do filho e na capacidade financeira do pai ou da mãe que irá pagar.

O que fazer quando a pensão alimentícia está cara?

Caso esteja com dificuldades ou mesmo ache que está pagando uma pensão alimentícia acima do considerável, a primeira coisa a fazer é buscar auxílio jurídico.

Dessa forma, um advogado especializado em direito de família, ou mesmo a Defensoria Pública (em casos de vulnerabilidade social)  poderá auxiliá-lo a entender suas opções e a encontrar maneiras de reduzir os custos.

Como reduzir o valor da pensão alimentícia? Entenda

Deve ser frisado que, uma das formas mais comuns de reduzir o valor da pensão alimentícia é provar que sua capacidade financeira é menor do que o juiz havia considerado originalmente.

Neste diapasão você precisará fornecer documentos e comprovantes que mostrem sua renda atual e suas despesas mensais. Porém, é importante lembrar que qualquer mudança na situação financeira pode afetar o valor da pecúnia.

Ademais, outra opção é tentar chegar a um acordo amigável com o outro genitor. Se ambos concordarem que o valor atual da pensão está muito alto, é possível renegociar os termos da pensão alimentícia com a ajuda de um advogado.

Outrossim, deve ser lembrado que isso só é possível se ambos os pais estiverem de acordo com as mudanças.

E se a outra parte se recusar a renegociar? Confira o que fazer

Caso ocorra que a outra parte se recuse a renegociar a pensão alimentícia,outra alternativa é tentar entrar com uma ação judicial para revisar o valor. Acerca disso, é importante que você tenha evidências claras de que sua capacidade financeira é menor do que o juiz havia considerado originalmente.

Existe realmente a regra dos 30%? Entenda

Deve ser entendido que, no Brasil, não existe uma “regra dos 30%” fixa ou obrigatória para o cálculo do valor da pensão alimentícia. Isso pois, o valor a ser pago deve ser estabelecido com base nas necessidades do filho e na capacidade financeira do pai ou da mãe que irá pagar, levando em consideração as particularidades de cada caso.

Portanto,  é comum que em muitos processos de pensão alimentícia os juízes utilizem como referência um percentual da renda do alimentante para fixar o valor da pensão, que pode variar de 20% a 50%, por exemplo.

Em suma, algumas decisões judiciais podem fixar o valor da pensão em 30% da renda do alimentante, mas isso não significa que essa seja uma regra fixa ou obrigatória.

Ministro interino do GSI

Ministro interino do GSI prepara diagnóstico e EXTINÇÃO da pasta não está descartada

PIS Tem Calendário Divulgado.

PIS Tem Calendário Divulgado E Trabalhadores Estão Com Dúvida: Confira!