no

Ministro Lança Ferramenta Para Acabar Com A Fila Do INSS. Entenda

Ministro da Previdência lança nova ferramenta que pretende zerar a fila do SUS. Confira!

Ministro Lança Ferramenta Para Acabar Com A Fila Do INSS.
Ministro Lança Ferramenta Para Acabar Com A Fila Do INSS.

Nesta semana (6), foi anunciado pelo Ministro da Previdência, que se tem trabalhado com novas ferramentas para se acabar com a fila do INSS. Entenda como.

Neste início de mês, Carlos Lupi, Ministro da Previdência, afirmou que quer acabar com a fila para a concessão de benefícios do INSS, até dezembro.

Com isso, veja-se que, a análise dos pedidos passará a ser feita dentro dos 45 dias previstos por lei. O mesmo também afirma:

“Não me conformo em ver a humilhação que aposentados e pensionistas estão passando”.

Vale lembrar que, atualmente, mai de 1,2 milhão de requerimentos aguardam na fila da previdência por uma resposta. Além do mais, Lupi também trata que deseja reformular a reforma da Previdência, esta sancionada em 2019.

Fila do INSS mais baixas? Será possível?


Veja-se que, até outubro de 2022, entende-se que, a fila do INSS já contava com cerca de 900 mil pedidos de aposentadoria.

Assim, de acordo com a especialista Débora Gomes, advogada e coordenadora do Instituto Brasileiro Previdenciário, diante as soluções para o problema estão a contratação de novos funcionários e melhorias no sistema digital do INSS.

“O número de funcionários da previdência social hoje em dia é muito reduzido, então por mais que analisem, é uma análise ruim”, diz Débora.

Prioridades da pasta


Ademais, anteriormente da tomar posse do Ministério da Previdência, Lupi estabeleceu algumas das prioridades da pasta, sendo:

  • Dar transparência aos dados mensais de aposentadorias, beneficiários, requerimentos e demandas não atendidas para que a população possa cobrar;
  • Desenvolver um cartão de identidade nacional única para aposentados;
  • Revisar a taxa de juros do crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas do INSS.

Ver mais: Senado Federal realiza aprovação para novas categorias na aposentadoria especial  

Lembra-se que, a nova era da previdência começou na terça-feira, quando a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal votou a favor da criação de uma classe especial de trabalhadores elegíveis para aposentadoria especial.

Portanto, esta categoria incluirá profissionais que lidam com riscos à sua saúde diariamente, e serão permitidos se aposentarem antes, de acordo com as normas previdenciárias. Aposentadoria especial do INSS de fato.

A decisão foi baseada no Projeto de Lei 214/2016, apresentado pelo Senador Paulo Paim (PT), trazendo a esperança de uma vida mais tranquila para aqueles que dedicam suas vidas à profissões perigosas.

Veja como consultar Meu INSS pelo meu CPF

Primeiramente, acesse o site meuinss.gov.br; Após, clique em “Entrar com gov.br”; Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar); Dessa forma, na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.

Bradesco Assume Erro Milionário E Preocupa Mercado Financeiro

Bradesco Assume Erro Milionário E Preocupa Mercado Financeiro

Clientes-da-Oi-precisam-saber-dessas-informaes

Clientes da Oi precisam saber dessas informações