no

Mudança climática preocupa Marina

Mudança climática preocupa Marina, que anunciou nesta semana que o seu ministério terá um novo nome e não será só do “Meio Ambiente”.

Mudança climática preocupa Marina
Mudança climática preocupa Marina

De fato, a mudança climática é um tema que preocupa muito Marina Silva, futura Ministra do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso é tão verdade que Marina anunciou nesta semana que o Ministério passará a se chamar Ministério do Meio Ambiente e da Mudança Climática, uma vez que tratar dessas questões é algo urgente.

Nesse contexto, de acordo com os novos dados climáticos, as chances de a elevação da temperatura global ultrapassar 1,5°C aumentou de forma constante desde 2015, quando estava perto de zero. Para os anos entre 2017 e 2021, subiu para 10% e, para o período até 2026, saltou para quase 50%.

Por exemplo, com 1,5°C de aquecimento, muitas geleiras em todo o mundo vão desaparecer por completo ou perder a maior parte de sua massa; um adicional de 350 milhões de pessoas enfrentarão escassez de água até 2030; e até 14% das espécies terrestres estarão em risco de extinção.

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

Atualmente, o buraco na camada de ozônio ainda existe. Ele se forma todos os anos sobre a Antártida, durante a primavera, e se fecha novamente no verão, quando o ar estratosférico das latitudes mais baixas se mistura, permanecendo assim até a primavera seguinte, quando o ciclo recomeça.

Marina cita que mudança climática foi negligenciada por Bolsonaro

Cada governo deixou uma parte desse legado. O único governo que só deixou destruição na política ambiental foi o governo Bolsonaro.” disse Marina.

Entre as prioridades de Marina, estão:

  • A volta do Fundo Amazônia;
  • O retorno do PPCDAm (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal) em seu desenho original.

Além disso, Marina completou com as seguintes colocações:

“Nós vamos fazer todas as atualizações para enfrentar o desmatamento na Amazônia.”

“O Brasil só é uma potência agrícola porque é uma potência hídrica. E só é uma potência hídrica porque é uma potência florestal. E uma parte do agronegócio entendeu isso e não tem o meio ambiente como se fosse inimigo. O meio ambiente é o melhor amigo do desenvolvimento econômico e social.”

Ainda em Janeiro de 2023, Marina deve participar do Fórum Econômico de Davos, na Suíça para debater, entre os vários temas, as questões da mudança climática.

Netflix pode subir em 2023!

Preço da gasolina deve subir em 2023!

Preço da gasolina deve subir em 2023!