no

Nota do Enem; saiba como conseguir aprovação

Confira aqui se sua nota do Enem é suficiente para que você consiga aprovação na instituição que você deseja.

Nota do Enem; saiba como conseguir aprovação

A princípio, vale destacar que quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022 agora precisa saber o que fazer com a nota. Vale ressaltar, que já aconteceu um dos processos de ingresso nos programas destinados ao acesso às universidades: o famoso SiSU.

Portanto, os dias do Enem que testam as habilidades dos alunos estão entre os mais esperados no calendário dos alunos. Terminada a prova, muitas portas se abrem e um mundo de possibilidades se apresenta aos candidatos, suas notas são suficientes para o curso desejado. Saiba mais sobre isso nos parágrafos a seguir.

Nota do Enem

Normalmente, a nota do Enem dá a todos que fizeram o exame a oportunidade de se matricular em três programas diferentes. São eles o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), todos administrados pelo Ministério da Educação (MEC). Apesar da importância do desempenho no processo de consulta, não há garantia de que sua nota seja suficiente para a vaga pretendida.

Hoje, existem plataformas que servem de transição. Nessa perspectiva, eles podem ser úteis para avaliar se o seu curso está de acordo com o planejamento necessário. Dependendo da situação, identificar a nota de corte e pode ser benéfico na hora, pois é a menor pontuação que o candidato deve atingir para ser considerado para o curso. Abaixo, veja plataformas que são úteis para você lançar sua nota do Enem.

Plataformas

O Ministério da Educação (MEC) já iniciou o primeiro programa de acesso às universidades públicas brasileiras: o SiSU. Abaixo em formato de texto confira o calendário de inscrições para os programas primários que permitem o ingresso nas universidades via nota do Enem.

Em seguida, está o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos para universidades privadas. As inscrições começam no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março, os resultados são divulgados no dia 7 de março (1ª chamada); 21 de março (2ª chamada).

Sendo assim, fique atento aos prazos para que você não deixe de realizar sua inscrição no prazo correto, utilizando sua nota do Enem.

Por fim, haverá também o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que facilita o custeio da graduação. Inicialmente, as inscrições começaram no dia 7 de março, segue até o dia 10 do mesmo mês. Ademais, com conclusão realizada no dia 14 de março.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações á respeito desse e dos demais assuntos relacionados.

Vale-gás; confira alerta para beneficiários

Vale-gás; confira o alerta para beneficiários

Beneficiários deletados do Bolsa Família

Beneficiários deletados do Bolsa Família: entenda