no ,

Nova Lei PROÍBE Empréstimos Entenda

A Câmara de Vereadores de BH, aprovou um Projeto de Lei, veja.

SERÁ PROÍBIDO FAZER EMPRÉSTIMOS? ENTENDA
SERÁ PROÍBIDO FAZER EMPRÉSTIMOS? ENTENDA

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de BH revelou que os indivíduos com idades entre 65 e 95 anos são os que possuem a maior concentração de dívidas na capital mineira, representando quase 14% dos inadimplentes.

Como resultado, na segunda-feira, dia 15 de maio, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou em segundo turno um Projeto de Lei que proíbe as instituições de entrar em contato por telefone ou enviar mensagens para oferecer empréstimos consignados a pessoas nessa faixa etária.

A medida agora aguarda a sanção da prefeitura. Se aprovada, fica estabelecido que é proibido influenciar ou persuadir pessoas com 60 anos ou mais a contratarem empréstimos consignados.

Projeto e suas justificativas

A justificativa do projeto é proteger os idosos contra abusos, uma vez que essas práticas de contratação violam o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso.

O texto ressalta que muitas pessoas nessa faixa etária contratam empréstimos de forma inadequada, ou seja, sem compreender completamente os termos do contrato. Isso resulta em estresse e prejuízos financeiros que afetam diretamente a saúde dos idosos.

Taxa de juros

O Conselho Nacional de Previdência Social, vinculado ao Ministério da Previdência Social, reduziu a taxa de juros para empréstimos consignados do INSS no mês de março. A alíquota foi reduzida de 2,14% para 1,70%.

No entanto, os bancos, incluindo Bradesco, Santander, Itaú e Caixa, mostraram insatisfação com a decisão do governo, considerando a taxa inviável.

Para chegar a um meio-termo, o governo estabeleceu a taxa em 1,97%. Dessa forma, as instituições financeiras retomaram a linha de crédito, embora a alíquota não tenha retornado ao nível anterior.

Concluindo

O Projeto de Lei instituído pela Câmara de Vereadores de Belo Horizonte pode trazer benefícios significativos para a população idosa. Muitos idosos estão endividados devido à falta de compreensão dos serviços que contratam. Isso torna-os alvos fáceis para os ofertantes de empréstimos consignados.

A falta de transparência por parte dos contratantes, aliada à menor familiaridade dos idosos com a tecnologia, pode levar as instituições a ocultar informações e tornar menos claras as condições do empréstimo, explorando a “inocência” das pessoas mais velhas.

Essa lei de Belo Horizonte visa proteger os idosos dos abusos que violam o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor. Ela pode ser uma maneira eficaz de evitar problemas futuros para os idosos, como estresse e prejuízos financeiros causados por empréstimos equivocados.

veja como não ser bloqueado do programa

Bolsa Família 2023 Veja Como NÃO Ser Bloqueado

veja quem já poderá receber esse valor

Faltam 10 Dias Para Receber o 13º SALÁRIO