no , ,

Novas regras para o Auxílio Doença em 2023

Novas regras para o Auxílio Doença em 2023. Segundo a legislação, desempregados que já tenham contribuído com a Previdência podem ter direito.

Novas regras para o Auxílio Doença em 2023
Novas regras para o Auxílio Doença em 2023

Segundo a legislação, desempregados que já tenham contribuído com a Previdência podem ter direito ao benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, e à aposentadoria.

No caso do auxílio, é preciso estar no chamado período de graça, em que o trabalhador mantém a cobertura da Previdência mesmo sem pagar contribuições.

O auxílio por incapacidade temporária é pago pelo INSS para os segurados que ficam temporariamente impossibilitados de trabalhar por mais de 15 dias, consecutivos ou dentro de um período de 60 dias.

Os afastamentos de até 15 dias são pagos pelo empregador, para quem trabalha com carteira assinada. O pedido para ter o benefício pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Auxílio Doença é diferente de Aposentadoria por Invalidez

Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez são benefícios previdenciários concedidos a trabalhadores que necessitam de proteção social devido a problemas de saúde. Embora os dois benefícios tenham objetivos semelhantes, eles possuem diferenças importantes.

O Auxílio Doença é um benefício concedido a trabalhador que fica temporariamente incapacitado para o trabalho devido a uma doença ou lesão. O objetivo do Auxílio Doença é garantir uma renda ao trabalhador enquanto ele se recupera da doença ou lesão.

O benefício é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é pago mensalmente ao trabalhador.

Já a Aposentadoria por Invalidez é um benefício concedido a trabalhador que fica permanentemente incapacitado para o trabalho.

O objetivo da Aposentadoria por Invalidez é garantir uma renda ao trabalhador após ele se tornar inválido para o trabalho. Concede-se o benefício pelo INSS e pago-se mensalmente ao trabalhador.

Em resumo, Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez são benefícios previdenciários importantes que garantem renda ao trabalhador que precisa de proteção social devido a problemas de saúde.

Embora tenham objetivos semelhantes, eles possuem diferenças importantes, como duração e tipo de incapacidade.

Auxilio Doença vem com Novas Regras em 2023

 Segurado contribuinte individual, facultativo, trabalhador avulso e empregado doméstico, o pedido pode ser feito logo no momento em que você ficar incapacitado.

Segurados empregados, sejam urbanos ou rurais, têm que esperar completar 15 dias de afastamento. Não necessita-se 15 dias seguidos, basta somar 15 dias dentro de um período de 60 dias.

 Nos dois casos, lembre-se que exige-se a carência de 12 meses de contribuição, a não ser no caso das doenças graves.

O outro tipo de benefício, o Auxílio-Doença Acidentário (decorrente de acidente de trabalho), também segue a mesma regra dos 15 dias dentro de um intervalo de 60 dias. A diferença é que neste caso não se exige a carência de 12 meses.

INSS; calendário com datas de pagamento;veja

INSS; calendário com datas de pagamento;veja

Benefícios do INSS; doenças sem carência

Benefícios do INSS; doenças sem carência