no ,

Novidade PIX Conheça a Mais Nova Versão AUTOMÁTICA

A previsão é de que o PIX Automático esteja disponível em abril do próximo ano.

saiba tudo do pix automático
saiba tudo do pix automático

Recentemente, o Banco Central anunciou uma surpreendente novidade: o PIX automático. Esse novo recurso trará ainda mais facilidade aos cidadãos na hora de pagar por serviços. De acordo com a entidade, a ferramenta ainda está em fase de especificação e regulamentação, com previsão de estar disponível por volta de 2024.

Essa novidade visa simplificar o pagamento de mensalidades e serviços, como água, luz, telefone, entre outros. Atualmente, as empresas já oferecem algumas opções, como débito automático e cobrança na fatura do cartão de crédito. No entanto, esses modelos não são acessíveis para toda a população.

Por exemplo, o débito automático é uma operação cara e, geralmente, apenas grandes empresas conseguem estabelecer acordos com os bancos para oferecer esse serviço. Além disso, uma grande parte dos brasileiros não possui acesso a cartões de crédito para efetuar pagamentos dessa maneira. O PIX automático surge para mudar esse cenário. A seguir, saiba mais detalhes sobre essa novidade.

Data de implantação do PIX Automático

O PIX automático está previsto para estar disponível a partir de abril do próximo ano. A principal diferença entre essa nova ferramenta e outros sistemas de pagamentos automáticos é a simplicidade, que permitirá que empresas de diferentes tipos e tamanhos ofereçam essa opção.

Além das empresas de serviços públicos, como água, luz, telefone, etc., escolas, academias, clubes de assinatura, condomínios e muitas outras empresas poderão utilizar esse novo sistema. Nesse caso, a instituição financeira receberá autorização para efetuar um PIX mensal em nome do negócio.

Vale destacar que o PIX automático continuará sendo gratuito para pessoas físicas. No entanto, para pessoas jurídicas, os bancos estão autorizados a cobrar uma taxa pela operação, cuja alíquota pode variar entre as instituições.

Como funcionará o PIX automático?

Assim que um cliente contratar um determinado serviço, poderá expressar o desejo de pagar por meio do PIX automático. A empresa fornecerá um código ou QR Code para que a pessoa possa autorizar o banco a realizar essa transação todos os meses. Além disso, o cliente poderá definir um valor máximo para aquela parcela. Da mesma forma, poderá cancelar a cobrança automática a qualquer momento.

Essa modalidade do PIX tem alcançado índices recordes desde o seu lançamento. Atualmente, o sistema de pagamentos instantâneos conta com mais de 149 milhões de usuários e 613,7 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central.

Nos dias 6 e 7 deste mês, o Banco Central registrou mais de 124,7 milhões de operações, estabelecendo assim um novo recorde para o sistema. Juntos, esses dois dias representaram R$250 milhões em transações desse tipo realizadas pelo sistema financeiro e registradas pela autoridade monetária.

exame toxicológico será obrigatório?

Se NÃO Fizer Os Exames Toxicológicos Perderá a CNH Entenda

Nubank e Uber apresentam NuPay, o futuro dos pagamentos

Nubank e Uber lançam NuPay: a revolução no pagamento de corridas com limite extra e segurança