no

Novidades no CadÚnico: saiba quais são as melhorias

Perante a necessidade de evitar problemas e fraudes, o governo federal apresentou novidades no CadÚnico. Fique por dentro das mudanças.

Novidades no CadÚnico

Perante a necessidade de evitar problemas e fraudes, o governo federal apresentou novidades no CadÚnico. Fique por dentro das mudanças. 

Mudanças no sistema

O Cadastro Único, ou CadÚnico, nada mais é que o sistema responsável pelo armazenamento de dados de toda a população brasileira inserida em programas de cunho social. Portanto, como forma de aumentar a segurança dessa área, o governo federal apresentou novidades no CadÚnico. 

No dia 13 de fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento Social autorizou um acordo judicial que prevê a melhoria dessa ferramenta. Nesse sentido, a mudança contará com Defensoria Pública da União (DPU) e da Advocacia Geral da União (AGU). 

Entre as modificações está a possibilidade de manejo de mais de 30 programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. 

Novidades no CadÚnico para 2023

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a ocorrência de erros de avaliação foi o fator responsável pelas alterações. Sob o mesmo ponto de vista, indivíduos que não cumpriram as exigências obtiveram benefícios, enquanto muitos deixaram de participar. Além disso, estima-se que milhares de recursos serão bloqueados, caso haja a comprovação de falha. Vale ressaltar a importância de segurança na análise de recursos, que podem definir se uma família conseguirá ou não a quantia para realização de atividades básicas.

O Ministério em questão fará as ações importantes entre os municípios e estados, referentes à troca de dados e recadastramento de pessoas. Dessa forma, urge a necessidade de agregação de voluntários para facilitar essas atividades. 

Repasse de verbas de emergência

Além das novidades no CadÚnico, o governo confirmou o repasse de aproximadamente R$ 200 milhões aos estados e municípios participantes. O dinheiro será entregue para a mudança do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

A partir desse repasse, haverá a possibilidade de encontrar famílias com maiores necessidades, que podem usufruir dos benefícios, em situação de vulnerabilidade social. Dentro do foco dessa busca, estão os determinados grupos: 

  • Pessoas morando na rua;
  • Indígenas;
  • Crianças destinadas ao trabalho infantil.

Assim, as novidades do CadÚnico, implementadas pelo governo federal, são indispensáveis para a inserção de uma grande mudança conectada a transparência e segurança.

Nesse sentido, também há a possibilidade de desligamento voluntário. Ou seja, o indivíduo que realizou o cadastro indevido, poderá desistir do recurso. A atitude é necessária para facilitar e agilizar o processo, fornecendo o benefício para quem realmente necessita. Logo, visto que são pessoas em situação de vulnerabilidade social, o remanejo do dinheiro poderá mudar a vida de muitas famílias.  

Entenda as mudanças no consignado do Auxílio Brasil

Entenda as mudanças no consignado do Auxílio Brasil

Tesouro Nacional: entenda o vencimento de títulos no início de 2021

Tesouro Nacional: entenda o vencimento de títulos no início de 2021