no

Novo Alerta de CICLONE Emitido! É Para Se PREOCUPAR?

Você pode conferir tudo sobre os dois ciclones que devem acontecer no Brasil em breve.

alerta urgente de ciclone chegando
alerta urgente de ciclone chegando

Ciclones no Brasil são eventos raros, porém não impossíveis! De acordo com os alertas emitidos por várias autoridades climáticas e agências meteorológicas, o Brasil está prestes a enfrentar a ocorrência de dois ciclones de intensidades variadas. Essa notícia tem deixado muitos brasileiros apreensivos. Como a formação de ciclones é pouco comum no país, a maioria da população não sabe como se proteger adequadamente desses fenômenos.

Dessa forma, surgem algumas perguntas: onde e quando esses ciclones serão formados? E, mais importante ainda, o que as pessoas nessas regiões podem fazer para se proteger desses sérios fenômenos climáticos? A seguir, você encontrará informações sobre os dois ciclones que devem ocorrer em breve no Brasil. Saiba por que eles se formam, onde devem ocorrer e as principais dicas de proteção.

O que é um ciclone?

Antes de tudo, é importante entender o que é um ciclone e a diferença entre esse fenômeno atmosférico e os furacões clássicos.

“Ciclones são tempestades tropicais formadas em áreas de baixa pressão, caracterizadas por nuvens, umidade e tempestades. A instabilidade nessas áreas provoca uma intensa circulação de ar convergente em seu centro, acumulando umidade e calor”, explica o site Brasil Escola.

Qual é a diferença entre ciclones e furacões?

A resposta é simples: furacões são ciclones com ventos superiores a 119 quilômetros por hora, ocorrendo na porção leste do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico.

Assim, ciclones com características semelhantes, porém formados na porção oeste do Oceano Pacífico, são chamados de tufões.

Dois ciclones se formarão no Brasil

Conforme mencionado anteriormente, dois ciclones devem se formar em breve no Brasil. A instabilidade, de acordo com o site Tempo, deve começar na próxima quinta-feira (6) nos estados da Região Sul.

O fenômeno começará no Rio Grande do Sul e, até o final da semana, tem potencial para ganhar intensidade e se espalhar por toda a região. Portanto, os moradores devem ficar atentos a chuvas intensas e tempestades, principalmente nas áreas do Oeste, Campanha, região Central e região metropolitana de Porto Alegre.

A partir da manhã de sábado, espera-se que o fenômeno se torne ainda mais severo, caracterizando-se pela baixa pressão no oceano. Isso resultará no desenvolvimento de um ciclone extratropical, que também deve avançar por Santa Catarina e Paraná durante o fim de semana.

Como será o primeiro ciclone? O primeiro ciclone, que deve começar na próxima sexta-feira, terá impacto mais significativo no litoral da região Sul. O evento pode apresentar ventos de até 80 quilômetros por hora e deixar o mar agitado, principalmente entre a costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Felizmente, o fenômeno deve durar apenas até domingo. No entanto, a frente fria associada a ele também influenciará o clima em São Paulo (com pancadas isoladas de chuva no sul, centro e oeste do estado) e no Mato Grosso do Sul (especialmente na região leste).

Outro ciclone ocorrerá na próxima semana

O segundo dos dois ciclones que ocorrerão em breve no Brasil deve começar a se formar na próxima segunda-feira (10 de julho). Esse fenômeno afetará novamente os estados da região Sul.

Assim como o ciclone anterior, o segundo evento também será marcado por chuvas intensas, ventos fortes, tempestades perigosas e muitos temporais. Seus efeitos serão sentidos principalmente entre o Rio Grande do Sul e a região oeste de Santa Catarina.

De acordo com os alertas das autoridades meteorológicas, o ciclone se intensificará na madrugada de terça-feira. Nesse dia, o ciclone estará acompanhado por uma área de baixa pressão que se formará em todo o território do Rio Grande do Sul, aumentando ainda mais a ocorrência de tempestades.

Além disso, na tarde de terça-feira, o ciclone deve afetar também o litoral sul, estendendo-se aos outros estados da região e alcançando até mesmo o sul do Mato Grosso do Sul.

Finalmente, na madrugada de quarta-feira, o ciclone deve chegar ao estado de São Paulo, especialmente em suas regiões oeste e sul. Nessa fase, o fenômeno já terá perdido força e não poderá mais ser classificado como um ciclone. A partir desse momento, ele será apenas uma frente fria simples.

No entanto, os paulistas devem ter cuidado com as baixas temperaturas, a sensação térmica ainda mais fria e a possibilidade de chuvas, tempestades, temporais e vendavais.

Como se proteger de ciclones no Brasil?

Agora que você sabe onde e quando os ciclones se formarão no Brasil, é hora de conhecer as principais dicas para se proteger desses desastres. As orientações são fornecidas pela Defesa Civil e outras organizações que atuam na proteção dos cidadãos brasileiros.

Sem mais delongas, aqui estão 5 dicas que você pode seguir para se proteger dos ciclones e passar pelos desastres naturais de maneira mais tranquila:

  1. Fique atento aos alertas: Sempre que um fenômeno meteorológico perigoso ocorrer, a Defesa Civil emite alertas para a população. Portanto, é importante ficar atento às mensagens em seu celular e às atualizações no site oficial do órgão.
  2. Evite locais perigosos: Os ciclones frequentemente resultam em inundações e alagamentos. Por isso, é recomendado evitar permanecer em áreas próximas a rios e em locais propensos a essas situações.
  3. Não saia de casa: Se você está em uma residência segura, a melhor forma de se proteger dos ciclones é não sair de casa e fechar todas as janelas.
  4. Estoque alimentos: Não é recomendado estocar alimentos, mas se a sua despensa estiver vazia, é válido fazer as compras necessárias antes da ocorrência dos ciclones.
  5. Feche as cortinas: É importante fechar as cortinas para evitar ferimentos causados por estilhaços se as janelas forem destruídas pelo vento.
conheça os carros mais vendidos em 2023

Conheça O TOP 10 Dos Carros Mais Vendidos em 2023

pis-pasep será antecipado?

PIS/PASEP 2023 Será ANTECIPADO Em 2023?