no , ,

Novo Bolsa Família: já conhece as novidades?

O novo Bolsa Família promete ampliar o programa para mais pessoas como os em situação de rua.

Novo Bolsa Família: já conhece as novidades?
Novo Bolsa Família: já conhece as novidades?

Previsto para lançamento em março de 2023, o novo Bolsa Família será mais um dos vários programas assistenciais do governo.

Nesta sexta-feira (20/01) se reuniram o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias com a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

Também estavam presentes a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Gustavo Canuto.

Dessa forma, o encontro serviu para articular o trabalho e discutir ações sobre a atualização do Cadastro Único, ou CadÚnico.

O CadÚnico é uma ferramenta gerida pelo MDS que permite identificar e dar acesso a todos os programas sociais do Governo Federal.

Nesse sentido, a pauta da reunião foi a articulação das estruturas do novo Bolsa Família.

A principal novidade do Novo Bolsa Família

Dentre as pautas da reunião, a principal novidade sobre o novo Bolsa Família foi sugerida pelo ministro Wellington Dias:

“Estamos trabalhando em torno do pagamento, a partir de março, da nova versão do ‘Bolsa Família’ acrescido de R$ 150 por criança de zero a seis anos”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Assim sendo, segundo ainda o ministro, “a Caixa Econômica Federal é uma parceira muito importante na operacionalização desses repasses”

Além disso, Rita Serrano lembrou a importância do trabalho de busca ativa feita pelo MDS para chegar àqueles que não têm acesso à internet.

Segundo ela ainda, para que seja um projeto de grandes proporções, é necessário inserir no CadÚnico os que estão em situação de rua.

Confira as palavras dela:

“Acredito que com esses procedimentos vamos ter de volta um novo Bolsa Família robusto e chegando, de fato, à população mais carente do Brasil. É assim que vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal

Aliás, a presidente definiu a integração com o MDS como fundamental para a execução dos programas, avaliação, fiscalização e atendimento correto à população. Disse ela ainda:

“A Caixa é a maior gerenciadora de programas sociais do governo. Além de ser um banco comercial, tem esse papel social no seu DNA”.

Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal

Quem pode se cadastrar no CadÚnico

O site gov.br esclarece quem são os elegíveis para o cadastro.

Cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desejam se cadastrar pela primeira vez.

O site informa ainda que é importante destacar que apenas o Responsável Familiar pode realizar o Pré-Cadastro!

O Responsável Familiar é a pessoa da família que vai prestar as informações dos demais componentes, e deve ser, de preferência, a mulher.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:

  • Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
WhatsApp-multado-baita-prejuzo

WhatsApp multado em 5,5 milhões de euros: veja o porquê

Calendário do Bolsa Família; confira

Calendário do Bolsa Família; confira