no , , ,

Novo EMPRÉSTIMO Para Beneficiários do CadÚnico Saiba Mais

O empréstimo consignado se trata de uma modalidade de crédito ligada a um determinado pagamento.

VEJA COMO SOLICTAR ESSE NOVO EMPRÉSTIMO
VEJA COMO SOLICTAR ESSE NOVO EMPRÉSTIMO

Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ter acesso a um novo empréstimo. Essa oportunidade está disponível para aqueles que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e se refere a uma linha de crédito consignado oferecida por várias instituições financeiras no Brasil.

Essa possibilidade surgiu com a aprovação de uma medida provisória (MP) criada para desenvolver o novo Bolsa Família. No ano passado, o consignado foi liberado para os beneficiários do Auxílio Brasil. No entanto, o atual governo considerou que essa liberação representava um risco significativo para os beneficiários.

Como funciona o acesso a esse empréstimo?

Para solicitar o empréstimo consignado, que é uma modalidade de crédito vinculada a um pagamento assistencial ou previdenciário, as parcelas do empréstimo geralmente são descontadas automaticamente na folha de pagamento do beneficiário.

Conforme determinado pela MP, o empréstimo pode comprometer no máximo 35% da renda mensal, sendo cerca de 30% destinados ao pagamento das parcelas e 5% para os gastos no cartão de crédito consignado. Essa medida já foi aprovada no Congresso Nacional, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. No entanto, para entrar em vigor, ela precisa ser sancionada pelo presidente.

As mudanças só entrarão em vigor após a sanção. Portanto, ainda não se sabe quais bancos e outras instituições financeiras participarão desse projeto, nem quais serão as condições específicas desse tipo de empréstimo, como a quantidade de parcelas ou a taxa de juros.

Vale ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada é destinado a idosos a partir de 65 anos de idade ou a pessoas com deficiência, e ambas as condições devem ser comprovadas por meio de documentos.

Como receber o BPC?

Para receber o Benefício de Prestação Continuada, além de se enquadrar em um dos grupos mencionados acima, é necessário estar inscrito no CadÚnico. Então, para isso, é preciso se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Portanto, após a inscrição no CadÚnico, o futuro beneficiário deve solicitar o BPC no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Essa solicitação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, seguindo os seguintes passos:

  1. Faça login na sua conta no aplicativo e selecione a opção “novo pedido”.
  2. Em seguida, escolha “benefícios assistenciais”.
  3. Selecione entre as opções “benefício assistencial à pessoa com deficiência” ou “benefício assistencial ao idoso”.
  4. Clique em “atualizar” e leia as instruções que aparecerem na tela para enviar os documentos solicitados.

Ao seguir esses passos, o pedido será analisado e o usuário poderá acompanhar o andamento do processo.

PRODUTOS GRATUITOS SAIBA MAIS

Beneficiários do Bolsa Família Receberão Produtos GRATUITOS

SALÁRIO DE SERVIDORES SURPREENDE

ALTO Salário No Serviço Público SURPREENDE