no , ,

NOVO IMPOSTO No Brasil Deixa Brasileiros Em Choque

Entenda como o imposto será aplicado na área da educação.

NOVO IMPOSTO No Brasil Deixa Brasileiros Em Choque
NOVO IMPOSTO No Brasil Deixa Brasileiros Em Choque

Entenda como uma nova proposta de imposto está assustando o bolso de muitos brasileiros. Confira!

Vale entender que, Deputados devem protocolar uma proposta para criação de um imposto anual sobre a propriedade de armas de fogo, denominado de IPAF (Imposto sobre Propriedade de Armas de Fogo).

Dessa forma, é importante entender que esse imposto terá uma alíquota de 20% e será semelhante ao IPVA e IPTU. Portanto, o intuito da medida é financiar as ações de segurança nas escolas e o texto está sendo finalizado pelo autor do projeto, Deputado Alencar Santana.

“A arma, assim como um veículo, por exemplo, possui registro do proprietário. E o estado também deveria taxar, porque é um bem“, disse o deputado. “Ao mesmo tempo, nós precisamos estimular a cultura da paz. Se alguns se acham no direito de ter uma arma, que eles também contribuam para a cultura de paz que precisamos propagar no país.”

Novo imposto no Brasil: entenda mais sobre o projeto

A legislação estabelece que, o proprietário pode comprar e manter armas no local de trabalho, desde que seja o responsável legal pelo estabelecimento. De acordo com a legislação, o proprietário de uma arma de fogo pode comprá-la e mantê-la em casa ou no local de trabalho, desde que seja o responsável legal pelo estabelecimento.

Além do mais, a Polícia Federal (PF) deve realizar uma vistoria anual em todas as armas de fogo, conforme sugerido pelo projeto. Se houver alguma irregularidade identificada durante a vistoria, as autoridades têm o poder de multar o proprietário da arma e conduzir investigações.

Entretanto, não há informações divulgadas sobre quais serão as consequências para aqueles que não realizarem o pagamento do IPAF.

Entenda a diferença entre posse e porte de armas de fogo

No Brasil, é permitido que civis possuam armas de fogo, porém é necessário seguir algumas regras para a comercialização e registro. Já o porte de armas é restrito a profissionais de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.

A posse de armas permite que o proprietário compre e mantenha armas de fogo e munições em casa ou local de trabalho, desde que seja o responsável legal pelo estabelecimento. Entretanto, não é permitido que o indivíduo saia na rua com a arma.

Para conseguir a posse, é necessário ter no mínimo 25 anos, possuir ocupação lícita e residência fixa. Além disso, também é preciso passar por uma avaliação para comprovar capacidade técnica e psicológica para manusear a arma.

E referente ao porte de armas é a autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Outrossim, apesar da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, permitir o porte somente a agentes de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada, em 2019 houve uma flexibilização.

Em suma, na época, Bolsonaro assinou um decreto que autorizou a outros grupos o porte de armas de fogo. Contudo, é importante lembrar que o porte pode ser cassado em situações em que o titular da arma esteja em estado de embriaguez ou em alguma condição que prejudique suas capacidades motoras e psíquicas.

Doenças Que Dão Direito À Aposentadoria Por Incapacidade Para Motoristas

Doenças Que Dão Direito À Aposentadoria Para Motoristas

Caixa Pagará Indenização Polêmica De R$ 10 Milhões

Caixa Pagará Indenização Polêmica De R$ 10 Milhões; Entenda O Caso