no

Novo RG e CPF Agora Serão Apenas Um? Veja Na Matéria

Haverá, a liberação de um QR Code para que o documento possa ter a sua validação eletrônica.

rg e cpf será unificado?
rg e cpf será unificado?

Muitos brasileiros podem ainda não estar cientes de que uma nova versão do RG já está disponível. Esse novo modelo da carteira de identidade é chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN) e traz mudanças significativas.

Por causa disso, os brasileiros devem estar atentos a essas alterações. Uma das primeiras mudanças que chamou mais a atenção da população foi a exclusão do número do RG, que agora será substituído pelo CPF como número de referência.

Nova versão do documento

É importante ressaltar que a nova versão do documento está sendo gradualmente disponibilizada nos estados da Federação.

O novo formato da carteira de identidade inclui informações de grande relevância, como se a pessoa é doadora de sangue, seu tipo sanguíneo e um QR Code para validação eletrônica do documento. Veja mais detalhes a seguir.

O novo RG e CPF se tornarão um único número?

O novo formato da carteira de identidade será mais tecnológico e moderno, como já mencionado, e uma das mudanças é a exclusão do número de RG, ou seja, não haverá exatamente uma fusão entre RG e CPF. A razão para isso é que o número de RG está vinculado ao estado, o que significa que cada vez que a pessoa renovar sua carteira de identidade em outro estado, um novo número de RG seria emitido. Isso poderia levar a confusões, pois a pessoa poderia acabar tendo mais de 20 números de RGs.

Além disso, o novo documento traz melhorias importantes em termos de segurança, como marcas d’água, QR Code, versão digital e um código similar ao usado nos passaportes.

É necessário solicitar a nova versão do documento imediatamente?

O antigo RG não perderá sua validade no Brasil de uma hora para outra. O antigo RG continuará válido até fevereiro de 2032, ou seja, por um prazo de 10 anos a partir da aprovação da nova carteira de identidade nacional.

Além disso, é importante mencionar que a validade da nova carteira não será igual para todos os brasileiros. Existem três prazos de validade diferentes, dependendo da idade dos cidadãos.

Para aqueles com idade entre 0 e 12 anos, a carteira de identidade nacional será válida por 5 anos. Para idades entre 12 e 60 anos, a validade máxima é de 10 anos. Já para cidadãos com 60 anos ou mais, a carteira terá validade indefinida. Portanto, não há necessidade de se apressar para solicitar o novo documento.

veja a lista do bloqueio do programa

SAIU A Lista Dos EXCLUÍDOS Do Bolsa Família

novo auxílio pagará R$1mil para várias famílias

Novo AUXÍLIO De R$1 mil Veja Todos Os Detalhes