no ,

Pagamentos Via WhatsApp, Confira A Nova Funcionalidade

Agora é possivel realizar tranferência de fundos e pagamentos via WhatsApp. Confira as mudanças depois da autorização do Banco Central.

banco-central-autoriza-pagamentos-no-WhatsApp
banco-central-autoriza-pagamentos-no-WhatsApp

O Banco Central do Brasil liberou a função de pagamento usando cartão através do WhatsApp. Veja o que muda e como usar a ferramenta.

O WhatsApp foi criado incialmente para troca de mensagens entre os usuários, um mensageiro. No entanto, com o passar dos anos, foram adicionados outras funcionalidades e recursos. Primeiramente, fotos e vídeos foram implementados. Em seguida, gifs, figurinhas foram permitidas. Atualmente, é possível realizar ligações convencionais e videochamadas. 

O WhatsApp adicionou recentemente novas funcionalidades que permitem transferências financeiras e a realização de pagamentos. Entretanto, o Banco Central do Brasil havia suspendido temporariamente a utilização dessa funcionalidade para avaliar possíveis riscos.

Em suma, a função foi, agora, novamente liberada e já é possível realizar pagamentos pelo aplicativo. Todavia, atualmente apenas duas empresas estão autorizadas a utilizar essa opção de pagamento.

Função de pagamentos é autorizada pelo Banco Central

Primeiramente, a plataforma colocou uma ferramenta que libera a transferência de dinheiro. Desse modo, o usuário necessita de outro recurso do Meta (conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social): o Facebook Pay. A princípio, o usuário precisa se cadastrar na ferramenta para possibilitar as transferências de recursos pelo mensageiro. 

Nesse sentido, o WhatsApp introduziu uma nova funcionalidade permitindo que os usuários pudessem pagar com cartão de crédito e débito. Ademais, o Banco Central suspendeu temporariamente essa funcionalidade para avaliar possíveis interferências no Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP). Depois de mais de um ano de análise, a entidade concluiu que não há interferência e que os usuários poderão utilizar cartões para realizar pagamentos no aplicativo.

Ainda assim, existem algumas restrições, pois somente cartões com as bandeiras Visa e Mastercard são aceitos. Quando o recurso foi inicialmente disponibilizado, apenas essas duas empresas ofereceram o serviço.

Nesse aspecto, o Banco Central comentou sobre a possiblidade de outras empresas do ramo poderem ter credenciais aceitas. Segundo o banco, existe a necessidade da existência de uma concorrência. Ou seja, existe uma tendência para que outras bandeiras também possam garantir pagamentos no mensageiro à medida que o tempo passe. 

Em suma, essa funcionalidade utiliza o Facebook Pay. Portanto, as empresas com interesse em oferecer a possibilidade devem se adequar ao sistema do Meta.

Concluindo, a funcionalidade está disponível apenas para cartões de débito e crédito e, também, para cartões virtuais. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o serviço.

A expectativa é que o WhatsApp anuncie as novas mudanças ao seu público muito em breve.

Caixa Tem pode ter valor disponível para você

Caixa Tem pode ter valor disponível para você

Salário mínimo; confira medidas de valorização

Salário mínimo; confira medidas de valorização