no

Pagou A Dívida e Continuou Com o “Nome Sujo”? Veja Como Agir

De fato, não vá esperando que ao pagar o que deve a situação será resolvida imediatamente.

nome continuou negativado? cabe processo?
nome continuou negativado? cabe processo?

Quando se trata de dívidas, muitas pessoas esperam que, ao pagar o que devem, suas pendências sejam resolvidas e seu nome volte a ficar limpo. No entanto, pode acontecer do nome continuar sujo mesmo após o pagamento. Isso ocorre porque existe um procedimento que deve ser seguido até que a regularização seja efetivada.

Uma das principais dúvidas nesse sentido é se o nome é limpo ao fechar um acordo de renegociação ou somente com o pagamento total da dívida.

Prazo para sair do sistema

O prazo para que o nome fique limpo após o pagamento varia. Quando uma pessoa possui uma dívida e não a paga, a empresa credora pode inscrever seu CPF em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Nesse caso, a aprovação de cartões de crédito com limites maiores, financiamentos, empréstimos e outros serviços fica mais difícil.

Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem um prazo de até 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor da lista dos órgãos de proteção ao crédito. É importante ressaltar que esse prazo pode variar dependendo da forma de pagamento e da compensação bancária. Por exemplo, no caso de pagamento por boleto, é necessário aguardar a confirmação do pagamento para que o prazo comece a contar.

Se, mesmo após o pagamento e o prazo estabelecido, o nome continuar sujo, o consumidor deve entrar em contato com a empresa onde tinha a dívida. É importante solicitar informações sobre a situação da dívida e verificar se o valor consta como pago. Se estiver pago, o consumidor pode solicitar que seu CPF seja normalizado e volte a ficar regular.

Nome continua no sistema

Caso a situação persista e o nome continue sujo erroneamente, é recomendado entrar em contato com o Procon e registrar uma reclamação. Se a empresa credora não comunicou os órgãos de proteção ao crédito sobre o pagamento da dívida, ela pode ser multada. Por outro lado, se o erro for do órgão de proteção ao crédito, é ele quem terá que pagar a multa.

É importante estar atento a todo o processo, pois se o consumidor tiver mais de uma dívida em aberto, será necessário pagar todas elas para que seu nome fique limpo novamente. No caso de renegociação, é necessário verificar os termos do contrato para saber quando o CPF será regularizado.

oportunidade única do senac veja

SENAC Abre Vagas Para Formação Veja Como Se Inscrever

você sabia que tem esses benefícios?

Idosos Possui Benefícios Nos Planos de Saúde Veja Conhecê-los