no

Papel higiênico cancerígeno? Alerta importante

Algumas marcas de papel higiênico contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde. Situação delicada e exige alerta.

Papel higiênico cancerígeno? Alerta importante

O papel higiênico é um item de uso diário para a maioria das pessoas, mas poucos sabem que ele pode conter substâncias potencialmente cancerígenas. É de fato o papel higiênico cancerígeno?

De acordo com estudos recentes, algumas marcas de papel higiênico contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde.

Os cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, realizaram uma descoberta surpreendente em relação ao papel higiênico.

Eles desse modo constataram que o produto é uma “fonte inesperada” de PFAS, que é uma família de substâncias perfluoroalquiladas contendo milhares de compostos químicos, alguns dos quais podem ser potencialmente cancerígenos.

O estudo, publicado na revista Environmental Science & Technology Letters, da Associação Americana de Química, revela que algumas empresas utilizam as PFAS na produção de papel higiênico, contaminando as águas residuais.

É de fato papel higiênico cancerígeno?

Os cientistas alertam que o papel higiênico reciclável também pode estar contaminado, pois pode ser produzido com fibras de outros materiais que contenham PFAS. O objetivo do estudo foi determinar se o papel higiênico é responsável por poluir as águas residuais quando jogado no vaso sanitário.

Essa descoberta tem implicações significativas para a saúde humana e o meio ambiente, e é importante que as empresas repensem suas práticas de produção de papel higiênico para evitar a contaminação por PFAS. Com esta pesquisa, a comunidade científica pode dar mais um passo na compreensão dos impactos dos produtos de uso diário na qualidade da água e na saúde pública.

Papel higiênico cancerígeno? Entenda estudo

Cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, descobriram que o papel higiênico é “uma fonte inesperada” de PFAS (família de substâncias perfluoroalquiladas que inclui milhares de compostos químicos, alguns deles potencialmente cancerígenos) em águas residuais.

De acordo com o artigo publicado nesta semana na revista Environmental Science & Technology Letters, da Associação Americana de Química, as PFAS são usadas por alguns fabricantes de papel higiênico ao converter madeira em celulose e podem acabar contaminando o produto final.

Os cientistas acrescentam que o papel higiênico feito de material reciclável também corre o risco de ser feito com fibras de outro material. Tais que contenha PFAS.

O objetivo do estudo foi identificar se o papel higiênico jogado no vaso sanitário era responsável por despejar PFAS nas águas residuais. Assim, papel higiênico cancerígeno.

Para isso, os autores do estudo reuniram rolos de papel higiênico vendidos em nove países. EUA, Chile, França, Reino Unido, Holanda, África do Sul, Costa Rica, El Salvador e Uruguai.

Eles também coletaram amostras de esgoto de estações de tratamento nos EUA.

Posteriormente, extraíram as PFAS dos papéis higiênicos e do esgoto, para compará-las.

Uma questão química

De fatri papel higiênico cancerígeno? Uma questão química.

As PFAS primárias identificadas foram os polifluoroalquil fosfatos dissubstituídos (diPAPs). Segundo os autores, “podem se converter em PFAS mais estáveis, como o ácido perfluoro-octanoico, que é potencialmente cancerígeno”.

O diPAP 6:2 foi o mais abundante em ambas as amostras, mas a concentração dele estava em níveis baixos.

O grupo de cientistas fez outro experimento em que considerou as medições do nível de PFAS no esgoto e o uso per capita de papel higiênico em vários países. EUA, Canadá, China, Austrália, França e Suécia.

Nos EUA e no Canadá, o papel higiênico representava cerca de 4% de todo o diPAP 6:2 encontrado nas águas residuais. Patamar que subiu para 35% na Suécia e 89% na França.

Assim consideram a maior parte do diPAP 6:2 dos EUA entra no esgoto a partir de cosméticos. Também produtos têxteis e embalagens de alimentos, por exemplo.

“O comportamento das PFAS no meio ambiente significa que elas tendem a poluir os lençóis freáticos e a água potável, o que é difícil e caro de remediar. Certas PFAS são conhecidas por se acumularem em pessoas, animais e plantas e causarem efeitos tóxicos”, detalha a agência.

Assim você viu sobre a situação de papel higiênico cancerígeno.

Bolsonaro corre risco elevado de ficar inelegível para 2026!

Bolsonaro corre risco elevado de ficar inelegível para 2026!

Bolsa Família; veja o prazo para reajuste

Bolsa Família; veja o prazo para reajuste