no

Pensamento de Bento 16: falas marcantes

Entenda o pensamento do Papa Bento XVI!

Pensamento de Bento 16: falas marcantes
Pensamento de Bento 16: falas marcantes

De fato, o pensamento de Bento 16, religioso que morreu neste dia 31/12/2022, é bastante controverso.

Afinal, suas falas incisivas e morais marcaram fiéis e leigos.

O ex-pontífice, durante a sua missão como pastor da Igreja Católica, reforçava valores tradicionais.

Por exemplo, o ex-pontífice se manifestou contra o aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo, divórcio e outras questões polêmicas.

Por outro lado, em todas as suas mensagens deixava clara sua fé e confiança em Jesus Cristo.

Veja a seguir algumas das suas principais frases.

Pensamento de Bento 16 em falas categóricas

“Em breve estarei diante do juiz final de minha vida. Embora ao olhar para trás em minha longa vida eu possa ter muitos motivos de medo e pavor. No entanto, estou com um espírito alegre, porque confio firmemente que o Senhor não é apenas o juiz justo, mas ao mesmo tempo o amigo e irmão que já sofreu ele mesmo as minhas insuficiências e, portanto, como juiz, é ao mesmo tempo o meu advogado.” – Carta aberta sobre os abusos sexuais na Alemanha, 6 de fevereiro de 2022.

“Razão e fé se ajudam mutuamente. Somente juntas elas poderão salvar o homem. Atraída pelo puramente técnico, a razão sem fé está destinada a se perder na ilusão de sua própria onipotência. A fé sem razão corre o risco de alienação da vida concreta das pessoas.” – Encíclica Caritas in Veritate (Caridade na Verdade), n. 74, 29 de junho de 2009.

“A maior perseguição à Igreja não vem de inimigos de fora, mas surge do pecado dentro da Igreja, e a Igreja, portanto, tem uma profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender o perdão, por um lado, mas também a necessidade de justiça. O perdão não substitui a justiça.” – Entrevista coletiva na viagem para Portugal, 11 de maio de 2010.

Contra o socialismo e a sexualidade desregrada

“Aqui está precisamente o grande erro das tendências dominantes do século passado, o erro destrutivo, como demonstram os resultados tanto dos sistemas marxistas quanto dos capitalistas. Eles falsificam o conceito de realidade com a amputação da realidade fundadora e, portanto, decisiva, que é Deus. Quem exclui Deus de seu horizonte falsifica o conceito de ‘realidade’ e, como resultado, só pode acabar em caminhos errados e com receitas destrutivas.” – Discurso na abertura da conferência latino-americana de Aparecida, 13 de maio de 2007.

“A sexualidade é um dom do Criador, mas também uma tarefa que diz respeito ao desenvolvimento do próprio ser humano. Quando não está integrada à pessoa, a sexualidade se torna banal e destrutiva ao mesmo tempo. Vemos isso em muitos exemplos em nossa sociedade de hoje. Recentemente, tivemos que notar com grande tristeza que sacerdotes desfiguraram seu ministério com o abuso sexual de crianças e jovens … O abuso, porém, que deve ser profundamente reprovado, não pode desacreditar a missão sacerdotal, que permanece grande e pura.” – Carta aos seminaristas, 18 de outubro de 2010.

Bento XVI: discurso do pontífice no Brasil

Testamento de Bento XVI: veja!

Testamento de Bento XVI: veja!