no

Posse de Lula gera alento à mídia internacional

Posse de Lula gera alento à mídia internacional. Confira os principais destaques dos jornais do mundo sobre a cerimônia!

Posse de Lula gera alento à mídia internacional
Posse de Lula gera alento à mídia internacional

A posse de Lula marcou presença na mídia do mundo todo.

Assim sendo, o que predominou foi uma mensagem de alento internacional.

Afinal, o governo do presidente atual pretende ter boas relações diplomáticas não só com os países vizinhos, mas também com nações de outros continentes.

Tal intuito já mostra gerar frutos, uma vez que membros de mais de 120 países diferentes vieram ao Brasil para a posse de Lula.

Confira na sequência algumas das repercussões da cerimônia da posse ao redor do mundo.

Posse de Lula: mensagens internacionais

O jornal britânico The Guardian levou a notícia para a manchete de seu site: “Esperança, alegria e euforia: brasileiros saem às ruas para celebrar nova era sob Lula”. O diário destacou no texto o discurso de Lula no Congresso Nacional, após tomar posse.

Além disso, o site da BBC News anunciou: “Lula toma posse como presidente do Brasil”, diz a manchete.

Por outro lado, o jornal francês Le Monde fez menção ao discurso no Congresso e pautou Lula como “ícone da esquerda brasileira”:

“A volta ao Palácio do Planalto marca um retorno excepcional para Lula, que passou pela prisão há apenas quatro anos após ser acusado de corrupção”

De fato, o presidente fora condenado Condenado em dois processos da operação Lava Jato e ficou 580 dias preso por conta disso.

Mas ele retornou à condição de inocente em 2021, com a anulação das condenações pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Já o jornal espanhol El País destacou uma declaração de Lula sobre o futuro do país: “Vamos reconstruir o Brasil”.

Vale destacar que o Rei da Espanha, Filipe I, esteve presente na posse de Lula neste dia 01/01/2023.

Na Argentina e nos EUA

Por sua vez, o jornal argentino Clarín disse que Lula criticou Bolsonaro e este não estava no Brasil para fazer a tradicional passagem de faixa presidencial:

“Na volta ao Palácio do Planalto, foi muito duro com o antecessor Jair Bolsonaro, a quem definiu como ‘a barbárie’ e agora se prepara para comandar um país fortemente polarizado”.

Por fim, um dos maiores jornais do mundo, o The New York Times, dos EUA, comentou:

“Bolsonaro acordou no domingo a 6.000 milhas de distância, em uma casa alugada de um lutador profissional de artes marciais a alguns quilômetros da Disney World. Enfrentando várias investigações sobre seu tempo no cargo, Bolsonaro voou para Orlando na noite de sexta-feira e planeja ficar na Flórida por pelo menos um mês”.

Discurso de Lula no Parlatório busca união

Discurso de Lula no Parlatório busca união

O que diz a roupa escolhida por Janja para a posse de Lula? Entenda