no

Quais as novas leis de trânsito que estão gerando multas?

O Código de Trânsito Brasileiro mudou. Veja quais as novas leis de trânsito que estão resultando em multas para os motoristas desavisados.

Quais as novas leis de trânsito que estão gerando multas?

Algumas mudanças ocorreram no Código de Trânsito Brasileiro. Com isso, as alterações que pretendem aumentar a segurança nas ruas, também estão gerando transtornos. Veja quais são as novas leis de trânsito que estão resultando em multas para os motoristas desavisados. 

Quais são as novas leis de trânsito?

Válido desde 1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por mudanças constantes. Desse modo, aqueles que não conhecem as alterações podem sofrer as consequências, como é o caso das multas, entre outras penalidades.

Com a finalidade de gerar segurança para os motoristas e pedestres, o CTB apresenta algumas novidades. Além disso, o Código de Trânsito também analisa o avanço do trânsito e dos automóveis. 

Películas nos vidros

Essa alteração tem relação com as características da película nos vidros. Muitas vezes os automóveis aplicam películas nos vidros, geralmente com o intuito de gerar privacidade ou sombrear o ambiente. Entretanto, essa questão entrou em evidência no Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), aparecendo entre as novas leis de trânsito.

Depois da mudança, em casos em que a proteção é necessária para a utilização do automóvel, as películas aplicadas aos vidros necessitam de, no mínimo, transparência de 70%. Ou seja, apenas 30% da luz pode ser impedida de chegar ao interior do veículo. Em demais casos de aplicação, a transparência pode ser de 28%.

A penalidade dessa infração considerada grave é de multa ou até mesmo contenção do veículo. 

Farol aceso durante o dia

Essa norma existe há algum tempo, porém também passou por mudanças e vale aparecer entre as novas leis de trânsito. Com a funcionalidade de DRL (luzes de rodagem diurna) em carros, a lei perdeu parte de sua aplicabilidade. Desse modo, os veículos que não têm essa ferramenta, têm a obrigação de manter o farol baixo ligado durante o dia em rodovias simples e fora da área urbana. 

No entanto, a luz baixa é indispensável e deixar de utilizá-la é passível de penalidades em situações como chuva, neblina e túneis, entre outras. A regra vale também para o período diurno e seu descumprimento é considerado uma infração média. 

Conversão à direita agora é possível com as novas leis de trânsito

Depois das exigências das novas leis de trânsito, pode-se realizar a conversão à direita, mesmo com o sinal fechado. De maneira geral, o motorista pode realizar a ação desde que dê preferência ao pedestre. 

Não respeitar essa norma é considerada como infração grave, sendo uma das novas leis de trânsito que podem gerar multa por falta de atenção por parte do motorista. 

Golpe do Uber clandestino; saiba mais

Golpe do Uber clandestino; saiba mais

Benefício Auxílio-reclusão: saiba mais como funciona

Benefício Auxílio-reclusão: saiba mais como funciona