no

Quais os direitos de vítimas de enchentes e deslizamentos?

Saque Calamidade do FGTS em casos de enchentes e deslizamentos

Quais os direitos de vítimas de enchentes e deslizamentos?
Quais os direitos de vítimas de enchentes e deslizamentos?

Auxílio emergencial retroativo: veja mais detalhes sobre

Vítimas de enchentes e deslizamentos, como os que atingiram o município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, têm direitos

Assim, as enchentes e deslizamentos causados ​​pelas chuvas que atingiram o município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, têm chamado a atenção para um problema de política pública que pode se transformar em verdadeiros desastres.

Até a última quarta-feira (22), o número de mortos em enchentes e deslizamentos na região chegava a 48. No entanto, 49 pessoas continuam desaparecidas e as buscas terminam no quarto dia.

Embora o número de vítimas seja bastante alto, o número de afetados é ainda maior. Cerca de 4 milhões de pessoas vivem em regiões afetadas por enchentes e deslizamentos, segundo dados da defesa civil da cidade. Portanto, é importante enfatizar que essas vítimas têm direitos como indenização e reparação. Veja quais são esses direitos.

Saque Calamidade do FGTS em casos de enchentes e deslizamentos

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é destinado a trabalhadores vítimas de desastres naturais, como as enchentes e deslizamentos que atingiram São Sebastião.

A liberação de saldo ocorre em caso de emergência ou estado de calamidade pública decretado pelo governo federal, estadual ou municipal por até 30 dias. Entretanto, o valor destinado para saque do FGTS Calamidade é de até R$ 6.220,00, dependendo do saldo disponível na conta.

Nesta segunda-feira (20), a Caixa Econômica Federal anunciou que o saque será liberado para vítimas de enchentes e deslizamentos ocorridos no litoral paulista.

Indenização

Em alguns casos, quando for provado que os desastres foram causados ​​ou afetados por negligência pública, as vítimas podem recorrer ao tribunal para reclamar uma indemnização.

Para isso, além de testemunhas, é necessário registrar os danos sofridos por meio de fotos e relatos sobre o ocorrido. Você também deve fazer pelo menos três ofertas que mostrem o valor das mercadorias danificadas. Finalmente, a vítima deve ir a tribunal e pedir uma indemnização.

Responsabilidade do Estado

A Constituição Federal prevê que o Estado responde pelos danos causados por seus agentes, que podem significar a omissão em realizar serviços e obras que lhe competem.

No caso de alagamentos de vias públicas, todos os danos causados a veículos, imóveis e ao comércio podem ser atribuídos ao Estado que não investiu ou na construção de rede de escoamento de água suficiente ou não fez a limpeza adequada da rede existente. O mesmo vale para quedas de árvores sobre veículos, que pode ser atribuído ao Estado que não removeu a árvore podre, ou fez uma poda errônea ou não analisou que a mesma tinha risco de cair e a retirou antes.

A responsabilidade do Estado nestes casos deve ser comprovada, ou seja, a culpa tem que ser demonstrada para que nasça a responsabilidade de indenizar. Porém a prova disto não é tão difícil como se imagina, até porque é fato público e notório que todos os anos se repetem os mesmos casos, nos mesmos lugares.

O cidadão que tenha qualquer bem seu atingido por alagamentos em vias públicas, deve adotar as seguintes medidas:

  • Tirar fotos ou fazer filmagem com o celular mesmo, dos danos ocorridos e do local onde ocorreu;
  • Guarde Recortes e Noticiários de jornal sobre o alagamento;
  • Pesquise na internet notícias de alagamentos ocorridos nos anos anteriores para fazer prova de que o problema era conhecido;
  • Consiga o Boletim Meteorológico para a região na internet;
  • Registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia;
  • Faça um levantamento dos danos e três orçamentos para o reparo;
  • Anote nome e endereço de testemunhas;

VEJA! Caixa interrompe consignado do Auxílio Brasil

VEJA! Caixa interrompe consignado do Auxílio Brasil

Imposto Renda; confira a data limite para declarar

Imposto Renda; confira a data limite para declarar