no

Quem tem o DIREITO na família de RECEBER a Pensão por morte pelo INSS

Este benefício é muito importante para garantir a renda e o sustento da família após a perda de um ente querido que era responsável pelo sustento financeiro.

Pensão por morte
Pensão por morte

A Pensão por Morte é um benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos dependentes de segurados que faleceram.

Este benefício é muito importante para garantir a renda e o sustento da família após a perda de um ente querido que era responsável pelo sustento financeiro.

Mas, afinal, quem tem direito a receber a Pensão por Morte pelo INSS? A resposta é: dependentes do segurado que faleceu.

No entanto, é importante entender quais são os dependentes reconhecidos pelo INSS e como é feita a concessão desse benefício.

Para ter direito à Pensão por Morte, os dependentes devem ser cônjuges, companheiros, filhos menores de idade ou inválidos, pais, irmãos não emancipados menores de 21 anos ou que sejam incapazes.

É importante ressaltar que a relação de dependência precisa ser comprovada e que os filhos maiores de idade só têm direito a pensão se comprovarem a invalidez ou a dependência econômica.

Pensão por morte do INSS pode haver divisão

Vale lembrar que, em alguns casos, a Pensão por Morte pode ser dividida entre vários dependentes.

No caso de cônjuges e companheiros, a divisão é feita de forma igualitária.

Já no caso de filhos menores ou inválidos, a pensão é dividida entre eles. Se houver dependentes de mais de um grau na mesma classe (por exemplo, cônjuges e filhos), a pensão será dividida entre eles.

Além disso, é importante destacar que o tempo de duração da Pensão por Morte varia de acordo com a idade e a condição dos dependentes.

Se o cônjuge ou companheiro tiver menos de 44 anos, a pensão será paga por 4 meses.

Caso tiver entre 44 e 53 anos, a pensão será paga por 8 meses. Se tiver 54 anos ou mais, a pensão será vitalícia.

Já os filhos menores de idade ou inválidos têm direito à pensão até completarem 21 anos ou recuperarem a capacidade de trabalho.

Os pais e os irmãos não emancipados menores de 21 anos ou que sejam incapazes têm direito à pensão por um período de 4 meses.

Para requerer a Pensão por Morte, é necessário agendar um atendimento pelo site do INSS ou pelo telefone 135.

É importante reunir a documentação necessária, como certidão de óbito, documentos pessoais dos dependentes, comprovantes de residência e de renda dos dependentes, além de outros documentos específicos, de acordo com a relação de dependência.

Minha Casa Minha Vida; confira novidade e projeto

Minha Casa Minha Vida; confira novidade

INSS

Entenda para quem a NOVA PENSÃO do INSS é paga após MORTE do segurado