no , ,

REDUÇÃO Da Conta de LUZ Pela Metade Saiba Como Obter

Mas quem pode se beneficiar da Tarifa Social na conta de luz?

saiba como reduzir sua energia pela metade
saiba como reduzir sua energia pela metade

A conta de energia elétrica tem sido um dos principais desafios financeiros para muitos brasileiros. Apesar da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manter a bandeira verde em vigor há mais de um ano. O que significa que não há cobrança extra na conta de luz, os valores pagos pela tarifa residencial de eletricidade continuam elevados.

Quem pode ter a conta de luz reduzida?

Para amenizar essas dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias de baixa renda, o Governo Federal oferece o programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Que proporciona descontos significativos na conta de luz para aqueles que se enquadram nos critérios de elegibilidade.

Existem alguns grupos específicos que têm direito ao benefício da Tarifa Social na conta de luz. Para se qualificar, o consumidor deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ser idoso com 65 anos ou mais, ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Fazer parte de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Sobretudo, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 660);
  • Ser membro de uma família registrada no CadÚnico com renda de até três salários mínimos (R$ 3.960), além de possuir um membro com doença ou deficiência grave que demande o uso constante de aparelhos elétricos para tratamento médico ou terapêutico.

Os descontos oferecidos pelo programa variam de 10% a 65%, dependendo da quantidade de quilowatts/hora (kWh) consumidos no mês. Por exemplo, um consumo de 0 a 30 kWh/mês resulta em um desconto de 65%; de 31 a 100 kWh/mês, o desconto é de 40%; e de 101 a 220 kWh/mês, o desconto é de 10%.

Veja como solicitar

Para solicitar a inclusão no programa Tarifa Social, é necessário entrar em contato com a empresa de energia elétrica do seu Estado e apresentar os documentos necessários, como CPF e carteira de identidade ou outro documento oficial com foto. Indígenas ou quilombolas também devem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) ou laudo médico comprovando a condição de saúde, quando aplicável.

Em meio a um cenário econômico desafiador, esse programa social do governo para a redução da conta de luz surge como um alívio para as famílias mais pobres. Ao proporcionar descontos relevantes na conta de energia elétrica, ele se torna uma ferramenta essencial para a manutenção do equilíbrio financeiro dessas famílias, além de contribuir para a inclusão social ao garantir o acesso a um serviço básico e fundamental para a qualidade de vida.

Ao facilitar o acesso à energia elétrica, o programa não apenas alivia o orçamento familiar, mas também abre portas para oportunidades. Assim, a redução da conta de luz para as famílias mais pobres não é apenas uma questão de economia, mas também uma questão de justiça social.

Para obter mais informações e consultar o Cadastro Único, você pode acessar os seguintes links:

Consulta ao Cadastro Único (CADÚNICO): [link de consulta]

Aplicativo CADÚNICO:

Postos de Atendimento presenciais do CADÚNICO

ensino médio conheça as novas mudanças

MUDANÇA Novo Ensino Médio Vem Aí Veja Como Será

novo seguro nubank para clientes

Seguro NUBANK Exclusivo Para Seus Clientes Confira