no , , , ,

Saque-Aniversário do FGTS: Guia Passo a Passo para Antecipação de Recursos em 2023

Desvendando o saque-aniversário do FGTS: confira o passo a passo

Passo a Passo para Antecipar Saque-Aniversário FGTS
Passo a Passo para Antecipar Saque-Aniversário FGTS

Em 2023, os trabalhadores com contratos CLT têm uma nova possibilidade financeira: o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Este recurso, administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF), permite que os trabalhadores destinem o saldo acumulado no FGTS para garantir empréstimos, antecipando o valor do saque-aniversário.

Essa modalidade é uma alternativa interessante para quem deseja acesso a recursos de forma antecipada. No entanto, é importante lembrar que neste procedimento, o trabalhador optará pela abdicação do saque-rescisão em caso de desligamento. Ou seja, se houver rescisão contratual, os valores acumulados no FGTS não serão resgatáveis, visto que já foram utilizados com a antecipação.

Como iniciar o processo de antecipação do saque-aniversário?

Para dar os primeiros passos nessa nova modalidade, o trabalhador deve autorizar o saque-aniversário no aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Através desse app, será possível realizar todas as etapas do processo de maneira rápida e simplificada, seguindo apenas as instruções no próprio ambiente digital.

Após a autorização, o pedido de empréstimo pode ser feito diretamente à CEF, utilizando-se o saldo do FGTS como garantia de pagamento. Entretanto, a aprovação da operação dependerá de critérios da Caixa Econômica Federal, incluindo a análise do saldo disponível na conta do fundo de garantia e a capacidade de pagamento do solicitante.

Qual é a mecânica do empréstimo FGTS da Caixa?

O pedido de antecipação do saque-aniversário do FGTS é um procedimento simples, porém requer a atenção de alguns detalhes. O valor mínimo do empréstimo é de R$ 500, correspondente ao primeiro valor da tabela do saque-aniversário, e as parcelas do pagamento não podem ser menores que R$ 200. Como em qualquer operação financeira, juros serão aplicados.

E ao optar pela antecipação dos valores referentes ao saque-aniversário dos próximos anos, lembre-se: a Caixa Econômica Federal irá bloquear o saldo do FGTS do trabalhador. Ter uma conta corrente na Caixa é requisito para seguir com o pedido de antecipação.

Como realizar a solicitação de antecipação pelo aplicativo FGTS?

Na plataforma do FGTS, você deve selecionar a opção “Saque Aniversário”, e confirmar a permissão para que os bancos consultem sua conta garantidora. Em seguida, a opção “Empréstimo Saque-aniversário” será exibida.

Após a seleção da opção “Empréstimo Saque-aniversário”, uma lista de instituições financeiras será apresentada, sendo necessário selecionar a Caixa Econômica Federal para conclusão. O último passo consiste em solicitar a antecipação diretamente à instituição.

Portanto, se você possui vinculo CLT e deseja um acesso antecipado aos recursos do FGTS, o saque-aniversário pode ser uma ótima opção. Avalie as condições, requisitos e possíveis consequências, e aproveite esta nova modalidade.

Bolsa Família Desbloqueado: A espera acabou

Bolsa Família: Desbloqueio de Benefícios é Iniciado para Famílias Unipessoais, Confira!

Bradesco: atrativos para beneficiários do INSS

Bradesco surpreende com pacote de vantagens exclusivas para beneficiários do INSS