no ,

Saque do FGTS; confira formas de retirar

Veja formas para realizar o saque do FGTS de maneira simples e prática.

Saque do FGTS; confira formas de retirar

A princípio, vale destacar que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que garante ao trabalhador brasileiro um pagamento mensal em conta vinculada, valor esse equivalente a 8% do salário. Sendo assim, existem diferentes maneiras de realizar o saque do FGTS.

Desse modo, esse dinheiro pode ser sacado em situações legais previstas em lei, isso aumenta a segurança financeira do trabalhador e melhora sua qualidade de vida. Continue lendo para conhecer todas as formas de saque do FGTS em 2023!

Saque do FGTS

Portanto, a forma mais comum e popular de efetuar o saque do FGTS é a demissão sem justa causa. Contudo, nesse cenário, o empregado pode sacar todo o valor do fundo mais 40% da contribuição da empresa. Sendo assim, esse dinheiro pode ter um impacto significativo para quem está desempregado, ajudando a pagar contas e despesas.

Se o contrato de trabalho tiver prazo determinado, ao final desse prazo, o empregado poderá realizar o saque do FGTS. Essa é uma ocorrência menos frequente, mas pode ocorrer em contratos temporários ou trabalhos sazonais, por exemplo.

Nos casos em que o contrato de trabalho for rescindido por culpa mútua ou catástrofe, o trabalhador também tem o direito de reaver o saldo do FGTS. Esta situação ocorre quando um empregado têm problemas ou quando uma situação está fora do controle de ambas as partes resulta na rescisão do contrato.

Após a aposentadoria, o trabalhador pode fazer o saque do FGTS, o que pode ajudar a aumentar sua renda. É fundamental lembrar que, se o empregado continuar trabalhando após a aposentadoria, ele ainda poderá continuar contribuindo para o FGTS, mas não poderá usufruir do valor acumulado.

Outras modalidades

Nos casos em que a doença for grave, como câncer, HIV ou outra, o empregado ou dependente poderá sacar o saldo do FGTS. Este tipo de saque é de grande ajuda para quem precisa de dinheiro para pagar despesas médicas e outros custos associados.

Uma das formas mais comuns de saque do FGTS é a compra de uma residência. O empregado pode depositar o saldo do fundo para a compra de uma casa ou pagar as prestações da hipoteca. É fundamental reconhecer que existem regras quanto à utilização do FGTS para aquisição de imóveis, como limitações no valor e na quantidade de contribuições exigidas.

O saque anual de aniversário é uma modalidade de saque do FGTS que permite retirar uma parcela de seu saldo anualmente, no mês de aniversário. Este método é opcional e pode ser empregado por quem deseja ter mais controle sobre o saldo do seu Fundo.

Benefício do INSS; receba mesmo sem contribuir

Benefício do INSS; receba mesmo sem contribuir

Governo cria GT para discutir combate a discursos de ódio e extremismo.

Governo Cria Grupo Para Discutir Combate A Discursos De Ódio E Extremismo; Entenda