no

Seguro desemprego e as novas regras!

O seguro desemprego é uma garantia que o trabalhador de carteira assinada possui em situação de demissão sem justa causa.

seguro desemprego e as novas regras
seguro desemprego e as novas regras

O seguro desemprego é uma garantia que o trabalhador de carteira assinada possui em situação de demissão sem justa causa.

Tal direito é estendido a empregados domésticos, pescadores em período de defeso e resgatados de serviço análogo a escravidão.

Assim, o benefício garante financeiramente o trabalhador dispensado sem justa causa. Devendo ser solicitado ao Ministério do Trabalho.

Desse modo, o valor do benefício é pago em três a cinco parcelas e o cálculo do valor tem por base o salário do trabalhador.

Se acaso, o trabalhador conseguir uma renda ou emprego o seguro desemprego é suspenso.

Sendo assim, apenas se o trabalhador tiver acesso novamente ao seguro desemprego que as parcelas não recebidas serão pagas em retroativo.

Mudança de valores do seguro desemprego

A partir de janeiro o beneficiário que solicitar o seguro já terá acesso aos novos valores, pois em 2023 houve uma significativa mudança nas faixas da tabela responsável pelo cálculo.

A partir, do sétimo dia de dispensa do serviço o trabalhador deve pedir o beneficio mas, deve ter pelo menos doze meses trabalhados para fazer o primeiro pedido.

Então, o valor mínimo a ser pago é R$ 1.302, o que corresponde ao novo salário mínimo, e o valor máximo a ser pago pelo programa é R$ 2.230,97.

O seguro desemprego tem o valor correspondente a média dos três últimos salários recebidos antes da dispensa. A

Após o cálculo, aplica-se um índice que vai resultar no valor final do seguro desemprego.

Segue os valores para melhor compreensão:

  • Salário médio de até 1.968,36 multiplica-se o salário médio por 0,8
  • Salário médio de 1.968,36 até 3.280,39 multiplica-se o salário médio por 0,5 e soma 1.574,69;
  • Salário médio acima de 3.280,93 será invariavelmente 2.230,97.

Como solicitar o seguro desemprego?

Para ter acesso ao seguro o trabalhador precisa fazer a solicitação ao Ministério do Trabalho.

Atualmente, com a digitalização do sistema pode-se fazer o pedido pela internet com muito mais eficiência.

A solicitação é feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, pelo site do governo Gov.br ou presencialmente em uma agência do Ministério do Trabalho.

Então como ter a carteira de Trabalho Digital?

Primeiramente, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador. Também dá as garantias ao acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.

Atualmente, a emissão prioritária da carteira de trabalho é no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Assim, para ter a sua carteira de trabalho e garantir os direitos previstos em lei como o seguro desemprego, basta ter um número de CPF e uma conta autenticada no gov.br

Motociatas financiadas com Cartão Corporativo

Motociatas financiadas com Cartão Corporativo

Revisão da vida inteira pelo INSS preocupa especialistas

Revisão da vida inteira pelo INSS preocupa especialistas