no

Serasa; veja este comunicado sobre dívidas

Saiba aqui se uma pessoa com dívidas consegue limpar seu nome de fato, após 5 anos.

Serasa; veja este comunicado sobre dívidas

O assunto das dívidas caducadas ou prescritas é bastante comum no Brasil e pode gerar muitas dúvidas. A Serasa é uma das principais entidades que trabalha com o controle de crédito e cobranças, sendo bastante conhecida pelos consumidores brasileiros.

Órgão de proteção Serasa

Portanto, quando uma dívida tem mais de cinco anos e não aparece, no Serasa, ela é considerada caducada ou prescrita. No entanto, é importante lembrar que os credores ainda têm acesso às informações e podem continuar cobrando a dívida em aberto, mesmo após esse período.

Contudo, apesar disso, o consumidor inadimplente pode negociar e pagar a dívida a qualquer momento, mesmo após os cinco anos. É importante destacar também que o score de crédito de quem possui dívidas há mais de cinco anos não sofre alterações em sua evolução.

Essa pontuação representa o histórico do consumidor ao longo do tempo e será impactada positivamente quando todas as contas, incluindo a fatura do cartão de crédito e outras relacionadas ao CPF, forem pagas em dia.

A Serasa é responsável por classificar as pontuações de crédito em três categorias: de 0 a 100, é difícil obter crédito; de 251 a 550, consegue boas condições de crédito; e de 551 a 1000, tem acesso a condições especiais de crédito. Quanto maior a pontuação, melhores são as condições disponíveis no mercado.

Após cinco anos de dívida, o registro do débito eliminado dos bancos de dados dos órgãos de proteção ao crédito, incluindo a Serasa. Em consequência disso, tais entidades procederão a uma nova avaliação do consumidor, o qual poderá, voltar a ser elegível para a concessão de crédito.

Score de crédito

Caso o consumidor seja pontual com suas obrigações financeiras e comece a estabelecer um histórico de pagador confiável, sua pontuação de crédito subirá gradualmente. Ademais, resultando em um aumento de seu score. Essa é uma das formas de se obter melhores condições de crédito no mercado, e a Serasa é uma das principais entidades que trabalha com a análise e monitoramento do score de crédito dos consumidores brasileiros.

Além disso, a Serasa também oferece serviços de negociação de dívidas e consulta de CPF, facilitando a vida dos consumidores que desejam regularizar sua situação financeira e melhorar seu histórico de crédito. Por fim, é importante ressaltar que o acompanhamento do score de crédito e das informações do CPF são fundamentais para manter uma boa saúde financeira.

WhatsApp; conheça o novo recurso incrível

Imposto de Renda; confira prazo para declarar