no ,

Solicitação do benefício Auxílio Gás; saiba mais

Entenda aqui quem possui direito de solicitar o benefício Auxílio Gás de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Governo.

Solicitação do benefício Auxílio Gás; saiba mais

O Brasil ainda está se recuperando de um dos piores momentos de sua economia recentemente. O pós-pandemia continua afetando muitos brasileiros, que enfrentam dificuldades para lidar com as despesas básicas. Sendo assim, o Auxílio Gás veio para colaborar com famílias de baixa renda na obtenção de recursos básicos, como o gás de cozinha.

Quem recebe o Auxílio Gás?

É por esse motivo que benefícios como o Auxílio Gás estão sendo mantidos. Confira todos os detalhes sobre esse tipo de pagamento e saiba quem são as pessoas que estão recebendo. Veja também como funcionam os depósitos e cadastros para aqueles que estão recebendo esse benefício desde o ano passado. Fique atento!

Antes de tudo, é importante lembrar que estamos falando de um benefício criado no ano passado. O programa desenvolvido para reduzir o impacto dos preços do gás de cozinha de 13 kg nas famílias de baixa renda.

A ideia inicial era pagar 100% do valor do botijão a cada dois meses em 2022. Neste ano, esse valor poderia chegar a ter redução 50%. No entanto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o pagamento integral.

Como muitos já sabem, os depósitos do Auxílio Gás não ocorrem mensalmente, mas a cada dois meses. Isso significa que as famílias beneficiárias recebem o valor completo do botijão de gás com base na média nacional de referência.

Atualmente, essa média está em cerca de R$ 110. É importante ressaltar que esse benefício possui um limite. De acordo com as regras, apenas uma família pode receber o Auxílio Gás.

Requisitos para solicitar o benefício

Portanto, essas famílias precisam estar obrigatoriamente inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a renda familiar mensal por pessoa deve ser igual ou inferior a meio salário mínimo, para solicitar o Auxílio Gás.

É válido lembrar que essa renda é considerada mesmo para famílias que são beneficiárias de algum programa de transferência de renda (em qualquer nível governamental).

Mas não é só isso! O programa também garante pagamentos para famílias que possuam pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na mesma residência. Nesse caso, a família pode ou não estar inscrita no CadÚnico. Por fim, é importante ressaltar que não há um registro específico para o Auxílio Gás. Ou seja, os beneficiários devem receber por meio de sua inscrição no Cadastro Único.

Dessa forma, para aqueles que desejam receber o benefício e ainda não possuem cadastro devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os benefícios serão sempre pagos diretamente em conta digital ou bancária, dependendo da situação.

Por fim, caso o beneficiário não possua nenhuma das opções mencionadas, o depósito será feito por meio de uma conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal, que será criada automaticamente.

GOVERNO VAI DAR DESCONTÃO NA COMPRA DE VEÍCULOS

Conheça Os Veículos Com Redução No PREÇO

Imposto de Renda para MEI; veja o que declarar

Imposto de Renda para MEI; veja o que declarar