no

STF publica decisão sobre REVISÃO de toda vida de APOSENTADORIAS!

Com a publicação do documento, os juízes responsáveis pelas ações que tramitam em todo o país poderão voltar a dar andamento aos processos, que estavam parados e aguardavam a divulgação.

revisão da vida toda
revisão da vida toda

Nesta quinta-feira (13), o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou o acórdão da decisão que reconheceu a chamada revisão da vida toda de aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com a publicação do documento, os juízes responsáveis pelas ações que tramitam em todo o país poderão voltar a dar andamento aos processos, que estavam parados e aguardavam a divulgação.

Aliás, a decisão, tomada em dezembro de 2021, permite que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

O STF reconheceu que o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo da vida toda pode aumentar ou não o benefício. Isso significa que a regra de transição que excluía as contribuições antecedentes a julho de 1994, quando o Plano Real foi implementado, pode ser afastada caso seja desvantajosa ao segurado.

STF reconhece revisão da vida toda em aposentadorias: o que muda?

A decisão é um importante avanço na proteção dos direitos previdenciários dos aposentados e pensionistas do INSS.

Até então, o cálculo do benefício acontecia com base nas contribuições feitas a partir de julho de 1994, quando foi chegou o Plano Real.

Com a revisão da vida toda, é possível incluir todas as contribuições feitas ao longo da vida do segurado, inclusive aquelas anteriores a julho de 1994, o que pode resultar em um aumento significativo no valor do benefício.

A decisão do STF se aplica a todos os aposentados e pensionistas que contribuíram para a previdência antes de julho de 1994 e que tiveram perdas no valor do benefício por conta da regra de transição.

Aliás, os interessados devem entrar com a ação judicial para solicitar a revisão da vida toda.

Vale destacar que o prazo para entrar com a ação é de dez anos a partir da concessão do benefício.

É importante ressaltar que a revisão da vida toda não é automática, ou seja, o aposentado ou pensionista precisa entrar com ação judicial para solicitar a revisão do benefício.

Além disso, é preciso avaliar se a revisão é vantajosa ou não, já que, em alguns casos, o cálculo pode resultar em um valor menor do que o recebido atualmente.

Veja Como Se Aposentar Com Menos De 15 Anos De Contribuição.

INSS: Veja Como Se Aposentar Com Menos De 15 Anos De Contribuição

Regras da aposentadoria Rural.

INSS: Confira Como Ficaram As Novas Regras Da Aposentadoria Do Trabalhador Rural