no

Substituição do RG pela nova identidade; veja se está valendo

A substituição do RG pela nova identidade começou em março de 2022 e ainda intriga os cidadãos. Saiba mais sobre a mudança.

Substituição do RG pela nova identidade

A substituição do RG pela nova identidade intriga os cidadãos. A emissão do novo documento começou em março de 2022, entretanto, ainda não alcançou todos os estados. Saiba mais sobre a mudança.

Substituição do RG pela nova identidade

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi liberada em março de 2022, no entanto, ainda não é válida para todos os estados. O novo documento será apresentado em todo o país e entrará no lugar do Registro Geral (RG).

Dentre as diferenças, está o design do novo registro. Entretanto, a maior mudança é que o número do CPF será a nova forma de identificação única dos cidadãos. 

Anteriormente, era possível, teoricamente, ter até 27 números diferentes referentes a esse documento. Nesse sentido, o usuário poderia emitir um em cada estado, além do Distrito Federal. 

Quem precisa?

A CIN ainda não é obrigatória para ninguém, fornecendo um prazo de até dez anos para efetuar a substituição do RG pela nova identidade. Ou seja, os brasileiros têm até 2032 para realizar a atualização.

A mudança ocorre de maneira lenta e gradativa, ao passo que os indivíduos necessitam atualizar sua via. 

Caso haja o desejo de realizar a substituição do RG pela nova identidade e conseguir o novo documento, a pessoa precisa analisar algumas informações. Assim, deve-se observar o tempo de validade, tendo em vista sua relação com cada faixa de idade. 

  • Entre 0 e 12 anos: prazo de 5 anos;
  • Entre 12 e 60 anos: prazo de 10 anos;
  • Acima de 60 anos: prazo indeterminado.

O tempo até que todas as companhias de identificação atualizem seus sistemas ao novo documento é até março. Por enquanto, a CIN vale para o Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Acre, Goiás, Rio Grande do Sul, Piauí, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Informações acerca da substituição do RG pela nova identidade

A pessoa que desejar a versão online do documento pode obtê-la através de um aplicativo. Vale ressaltar que sua validade permanece igual à física. Assim, o item possui um QR Code capaz de atrapalhar ações como fraudes, tendo em vista que dessa maneira é possível descobrir se o documento foi perdido ou roubado. 

Entre as mudanças decorrentes da substituição do RG pela nova identidade, é possível citar:

  • A Adoção do código MRZ (também utilizado em passaportes);
  • Indicação do grupo sanguíneo e RH do indivíduo;
  • Além disso, também há a biometria obrigatória;
  • Também há a identificação se o usuário é doador de órgãos;
  • Naturalidade da pessoa;
  • Unificação da Carteira de Identidade com o CPF em todo o país.
Novo cartão Platinum do Banco Pan sem anuidades

Novo cartão Platinum do Banco Pan sem anuidades

Gás de cozinha; confira notícia supreendente

Gás de cozinha; confira notícia supreendente