no

Tarifa na conta de luz cresce; saiba mais

Entenda aqui os fatores que elevaram a tarifa da conta de luz crescer nesta determinada região.

Tarifa na conta de luz cresce; saiba mais

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na última terça-feira, dia 23, a autorização do Reajuste Tarifário Anual de 2023 da Equatorial Alagoas. Sendo assim, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica concedeu força para cerca de 1,33 milhão de unidades consumidoras no estado. Com a aprovação, o novo valor da tarifa na conta de luz, entrará em vigor a partir do próximo domingo, dia 28.

Tarifa na conta de luz

Portanto, este ano, o reajuste tarifário ficou abaixo do aplicado em 2022, que foi de 19,88%, mas superou o índice de 2021, que foi de 8,62%. Os consumidores residenciais sofrerão um aumento de 14,57% na tarifa na conta de luz, enquanto os consumidores cativos de baixa tensão terão um reajuste de 15,05%. Já os consumidores de alta tensão terão um reajuste de 24,19%. Em média, a tarifa de energia elétrica ficará 17,59% mais cara.

No entanto, a Equatorial Alagoas garante que os clientes de baixa renda continuarão a ter acesso aos descontos previstos, que podem chegar a até 65%.

De acordo com a ANEEL, o aumento na tarifa na conta de luz reflete as despesas relacionadas aos componentes financeiros, encargos setoriais e custo da energia. Em comunicado, a assessoria da empresa responsável por Alagoas afirmou que o reajuste é baseado em diversos fatores, incluindo um empréstimo contratado em 2022 para enfrentar os impactos da crise hídrica ocorrida em 2021.

Redução das despesas

Apesar do aumento na tarifa na conta de luz, existem medidas que os consumidores podem adotar no dia a dia para minimizar o impacto nas despesas com energia elétrica. Veja algumas dicas:

  1. Opte por lâmpadas de LED em substituição às incandescentes convencionais, pois consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil até 25 vezes maior. Isso resulta em menor consumo de energia e menos necessidade de trocas, representando economia para o bolso do consumidor.
  2. Aproveite a luz natural em sua residência, posicionando móveis e áreas de trabalho próximas a janelas para aproveitar a iluminação natural durante o dia, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
  3. Utilize tomadas inteligentes que desligam automaticamente os dispositivos quando não estão sendo utilizados, evitando o consumo em modo de espera.
  4. Procure utilizar a máquina de lavar roupas somente quando estiver com a carga máxima, otimizando o uso de energia e reduzindo o consumo, e a tarifa na conta de luz.
  5. Reduza o tempo do banho, pois o aquecimento da água consome energia elétrica. Tomar banhos mais curtos contribui para a economia na conta de luz.

Ademais, considerar a instalação de painéis solares pode ser uma alternativa interessante para diminuir o valor da conta de luz. Os painéis solares convertem a energia do sol em eletricidade, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional. Além disso, geram economia, para recompensar a subida na tarifa na conta de luz.

Demitido paga Imposto de Renda? Entenda

Demitido paga Imposto de Renda? Entenda

Parcela antecipada do 13° salário; saiba mais

Parcela antecipada do 13° salário; saiba mais