no

Tempestade de inverno destrói e mata nos EUA

Uma tempestade de inverno atípica assolou os EUA nesta última semana. Mas ainda há perigo pela frente. Veja mais sobre!

Tempestade de inverno destrói e mata nos EUA
Tempestade de inverno destrói e mata nos EUA

Uma tempestade de inverno atípica assolou os EUA nesta última semana.

De fato, a forte tempestade de neve continua a causar estragos nos Estados Unidos, deixando mais de 20 mortos e milhares de pessoas sem energia na véspera de Natal.

Só no sábado (24), mais de 3 mil voos foram cancelados. Ainda não há um balanço oficial de mortes, e os números divulgados pela imprensa local divergem. A CNN, por exemplo, fala em 26 mortes; o USA Today, 24; a NBC News, “ao menos 28”.

Mas acontece que a tempestade de neve afeta os EUA desde quarta-feira (21).

Nesse sentido, algumas causas de morte são acidentes nas estradas, que se tornaram perigosas e até intransitáveis.

Além disso, outras há mortes pelas baixas temperaturas extrema. Por exemplo, a polícia de Memphis, no Tennessee, achou um homem morto congelado.

Na sexta (23), mais de 1,5 milhão de casas ficaram sem energia; na véspera de Natal (24), foram 530 mil; na manhã deste domingo (25), ainda havia quase 173 mil moradores sem luz, segundo o site Poweroutage.us A maior parte das casas sem energia está no estado do Maine, próximo à fronteira com o Canadá. Nova York, Virginia, New Hampshire e Pensilvânia também foram afetados. Houve o cancelamento de mais de 3300 voos ao redor do país.

Por que ocorreu a tempestade de inverno?

A forte nevasca e as temperaturas polares que atingem os Estados Unidos neste período de Natal se devem a um fenômeno chamado “bomba meteorológica”, ou um ciclone bomba, causado por uma depressão atmosférica que se intensifica rapidamente, mas cuja intensidade histórica se deve ao ar ártico gelado.

Assim, um ciclone-bomba ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone cai rapidamente. Para se qualificar como um sistema do tipo bomba, a pressão central da área de baixa pressão precisa cair no mínimo 24 hPa em um intervalo de 24 horas. Ciclones extratropicais do tipo bomba se formam pelo encontro de massas de ar quente e frio.

Os perigos de um ciclone bomba podem ser multifacetados e variam de acordo com a localização e a velocidade da tempestade. A diferença de pressão enorme pode criar ventos fortes, condições de nevasca e neve pesada que podem reduzir a visibilidade, além de chuvas intensas. Vento e precipitação também podem causar inundações costeiras.

Ou seja, a tempestade de inverno ocorre quando a neve derrete ao encontrar uma camada mais quente de ar, mas entra em estado de sobrefusão, ou seja, a temperatura da gota de água cai para menos do que 0°C, mas a gota não se congela, entrando em sobrefusão.

Estado de saúde de Pelé hoje!

Estado de saúde de Pelé hoje!

Lula convida Marina Silva para Meio Ambiente

Lula convida Marina Silva para Meio Ambiente