no ,

Tenho Fibromialgia, Posso Me Aposentar? Entenda

Entenda como funciona o certame da doença no INSS.

Tenho Fibromialgia, Posso Me Aposentar?
Tenho Fibromialgia, Posso Me Aposentar?

Entenda como a Fibromialgia pode afetar no seu serviço; Veja como é possível se aposentar com a doença.

Vale lembrar que, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Além da dor, a fibromialgia se manifesta em sintomas de fadiga alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Dessa forma, por ser uma enfermidade muitas vezes incapacitante, a pessoa com fibromialgia tem direito a alguns benefícios do INSS? Entenda.

O que é fibromialgia? Entenda

A doença é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo. Assim, apresenta manifestações de cansaço, alteração do sono e fadiga, quadro de depressão ou ansiedade, alterações do hábito intestinal e alterações cognitivas.

Desta forma, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

A pessoa com fibromialgia tem direito a algum benefício no INSS?

Vale entender que, além da possibilidade de ela acarretar outros problemas de saúde, o segurado do INSS, com fibromialgia, poderá ter direito a benefícios previdenciários e assistenciais; Confira:

Auxílio-doença;

Aposentadoria por Invalidez.

BPC/LOAS.

Fibromialgia dá direito a aposentadoria?

Vale frisar que, é necessário esclarecer que o simples fato do segurado ser portador de fibromialgia não garante com que o mesmo tenha direito a um benefício previdenciário.

Para tanto, para garantir um auxílio ou mesmo a aposentadoria, além da comprovação da existência da doença, o segurado deve ser constatado em perícia médica realizada pelo INSS se a patologia acarreta incapacidade para o trabalho.

Ademais, a perícia realizada pelo INSS procura constatar se os sintomas causados pela fibromialgia prejudicam ou impedem o trabalhador de executar suas atividades relacionadas ao trabalho.

Assim, a síndrome dá direito a aposentadoria do INSS, desde que seja constatado que a doença causa a incapacidade permanente do segurado para o trabalho.

Nesse diapasão, o segurado terá direito ao Benefício por Incapacidade Permanente, mais conhecida como aposentadoria por invalidez.

Como comprovar a incapacidade gerada pela síndrome? Entenda

Deve ser entendido que, um dos fatores predominantes para comprovar a incapacidade é o histórico médico do segurado que comprove a condição do mesmo para o trabalho.

Então, o cidadão que deseja solicitar a aposentadoria devido a incapacidade gerada pela fibromialgia deve apresentar laudos, exames, atestados, receituários e demais documentos que comprovem o tratamento realizado e a condição da pessoa frente à doença.

Por fim, o tratamento da doença deve ser orientado pelo reumatologista, fisioterapeuta e psiquiatra e geralmente inclui:

  1. Tomar remédios para a dor e depressão;
  2. Realizar fisioterapia;
  3. Ter acompanhamento psicológico;
  4. Realizar atividade física;
  5. Fazer acupuntura;
  6. Comer mais magnésio, potássio e ômega 3.

Governo LULA

Governo LULA aprova AUMENTO e define brasileiros que vão pagar o PREÇO

Saqueaniversrio-dsponivel-pela-Caixa

Urgente: Saque-Aniversário Para Nascidos Em Maio