no ,

Teto de juros para consignado; confira alterações

Saiba aqui as mudanças realizadas a partir da nova taxa de juros do consignado estabelecidas pelo atual governo.

Teto de juros para consignado; confira alterações

O teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve um novo limite definido pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em conjunto com as instituições financeiras.

Publicado no Diário Oficial no dia 30 de março, o limite máximo para empréstimo com desconto em folha passa a ser de 1,97%. Enquanto as taxas de juros do cartão de crédito podem chegar a até 2,89%.

Mudanças no mercado

Essa definição gerou algumas mudanças no mercado financeiro, uma vez que o CNPS havia estabelecido, anteriormente, outras taxas máximas para os juros, sendo 1,70% para consignado e 2,62% para cartão de crédito. Essa decisão levou à suspensão do teto de juros do consignado INSS em diversos bancos por quase duas semanas.

Após o recuo do governo federal e a elevação da taxa, pelo menos cinco bancos, incluindo a Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Banco Pan, retomaram a concessão do empréstimo consignado do INSS.

Dessa forma, os beneficiários do INSS contam com essa opção de empréstimo pessoal com taxas de juros menores do que outras modalidades. Pois as parcelas são descontadas diretamente do benefício, o que reduz o risco de inadimplência.

O teto de juros do consignado é uma modalidade de empréstimo destinada a aposentados e pensionistas do INSS. Essa opção de crédito pode ser uma alternativa mais vantajosa para quem precisa de dinheiro rápido. Dessa forma, uma vez que as taxas de juros são mais baixas do que as de outras modalidades de empréstimo. Além disso, o desconto em folha garante a segurança para as instituições financeiras, pois há uma garantia do recebimento do pagamento.

Com relação às taxas de juros do cartão de crédito, fica importante ressaltar que essa opção acaba sendo menos vantajosa para os beneficiários do INSS. Por isso, é fundamental avaliar a real necessidade do uso do cartão de crédito e, se possível, optar por outras formas de pagamento.

Novas taxa do teto de juros do consignado

Além da definição das novas taxas de juros para o consignado, o CNPS deliberou sobre a criação de grupos de trabalho para tratar da operação de cartão de crédito consignado e endividamento, com prazo de realização em até 60 dias. Pois, discuti os problemas relacionados dos aposentados e pensionistas do INSS, uma vez que muitos deles estão em situação de vulnerabilidade financeira.

Diante disso, é possível concluir que a definição do teto de juros do consignado é uma medida importante para garantir a oferta de empréstimos mais acessíveis e seguros para os beneficiários do INSS. No entanto, é fundamental que haja uma avaliação cuidadosa da real necessidade do empréstimo e que os beneficiários estejam cientes dos riscos do endividamento.

Ciro Nogueira

“Arcabouço fatal”, diz Ciro Nogueira sobre marco fiscal de Lula

Consignado do INSS; confira como solicitar

Consignado do INSS; confira como solicitar